Textos

AS SANDÁLIAS DO PESCADOR (A PESCA NO CHÃO DO TEMPO)
AS SANDÁLIAS DO PESCADOR
A PESCA NO CHÃO DO TEMPO

ATÉ ONTEM eu só desconfiava que tinha uma mente. Então me perguntei por que há pessoas que pensam além da percepção no cercadinho das três dimensões, quando há a 4ª dimensão e, possivelmente outras??? O Tempo, por exemplo.

O TEMPO, matutei, não é apenas a referência de condições atmosférica num certo lugar geográfico em pontos cardeais. Vai chover ou fazer sol, ele, o Tempo, vai estar nublado ou é possível ir à praia jogar uma pelada ou voleibol??? O Tempo não é só o clima nem só o climatério. Ele permitiu à Maya Gabeira surfar ondas magistrais no Havaí. E em Nazaré, Portugal, onde, certa vez, perdeu a consciência ao surfar uma onda bem-criada, e teve de ser salva pelo Burle, não o Burle Marx, o Carlos Burle, também surfista.

ACIDENTES acontecem até com pessoas que surfam a bunda no sofá, da esquerda para direita, no levantar-se pra depois se sentar. Um senhor, uma senhora, foram, em condições diversas, achados cremados, seus corpos tinham virado cinzas em episódios de combustão humana espontânea. E não tinham saído do sofá da sala de jantar. Mais de duzentos relatos de combustão humana espontânea já foram registrados. Ninguém sabe explicar.

MELHOR É a prática de esportes ao ar livre, do que ficar com a boca aberta, cheia de dentes, esperando dona Lutuosa chegar. Esportes não faltam: Base-Jumper, Parapente, Rafting, Escalada, Balonismo, Mergulho, Yoga, Tai Chi, coleta de cogumelos... Uma infinidade de janelas para exercitar o esqueleto. Todo atleta ou aspirante de vida saudável ao ar livre está sujeito a contratempos, e até mesmo a piripaques.

MAS, COMO bem dizia o cantor compositor Caetano, autor do mais belo verso da MPB, “a coisa mais certa de todas as coisas não vale um caminho sob o sol”, a Força Estranha é uma coisa fenomênica que você deve, por si mesmo, buscar. O Santo Marquês no século XIX dizia: “a mais bela das qualidades da natureza é o movimento”. Movimente-se. Saia de casa pela janela da sala, do quarto, da cozinha, caminha em direção ao horizonte, o Tempo chuvoso, o chuvisco, o corisco, a tempestade, fazem parte da possibilidade solar.

CONHEÇA VOCÊ o jogo do fogo das coisas que são: é o sol, é o Tempo, é a estrada é o pé é o chão. O Tempo para você vai passar mais lentamente se você estiver em movimento.  Albert Einstein dizia que o Tempo é relativo. Ele depende do ponto de vista, do estado de movimento do observador. O Tempo depende do campo gravitacional em que o observador se encontra. Ele passa mais ágil ou mais devagar, a depender de onde você está.

SE VOCÊ ESTÁ com a bunda colada no sofá, paciência. O Tempo vai envelhecer você mais que depressa. O Tempo e o espaço estão entrelaçados. Formam ambos uma teia experimental de experiências. Experimente o Tempo na Estrada, o pé no chão da areia molhada pela onda. Mergulhe na poesia do Tempo. Aprenda com ele a saber por que as respostas estão no soprar do vento. Dê uma chance ao autoconhecimento. Seja um feto no ventre livre da mãe natureza.

VOCÊ PODE viajar no Tempo. Ele, o Tempo, é o Mestre dos Mestres da camuflagem. O Tempo é o camaleão dos sentimentos mil, mil emoções, senão milhões delas, se concentram nos pigmentos das células da mente: os neurônios viajam no Tempo, as sinapses, os neurotransmissores. Você possui uma máquina do Tempo bem em cima do pescoço, mas parece não saber disso.

SCARLETT JOHANSSON viajou nele no filme "Lucy", direção de Luc Besson. Ela precisou estar dopada de uma droga que a conduziu, aos saltos quânticos, a vários lugares geográficos, antes e depois, no passado, no futuro. Ao nele viajar à velocidade da luz, você pode simplesmente se manter jovem por tempo indeterminado. Quem sabe você queira nele se esconder das agruras do Tempo presente.

QUANTO MAIS rápido um corpo se move, mais lento o Tempo passa. Aproveite a máquina do tempo que você tem sobre os ombros. É o sol, é a estrada é o Sempre é o pé é o chão. A Coisa Mais Certa De Todas As Coisas Não Vale Um Caminho Sob O Sol. O sol da mente humana que leva aos pensamentos, palavras, ações, aprendizado. Estados PSI. O Vagabundo de Charlie Chaplin caminhava, pé na estrada, em direção ao Horizonte.
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 10/04/2025
Alterado em 11/04/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários