Textos

"E O VENTO LEVOU"
QUERIDA ANGÉLICA

ESTE CONTO LEMBRA “O JARDIM DAS CEREJEIRAS”, PEÇA DE TCHÉKHOV, ENCENADA EM 1904 NO TEATRO DE ARTE DE MOSCOU, COM PRODUÇÃO E DIREÇÃO DE STANILAVSKY. O CLIMA ALGO NOSTÁLGICO, A CONJUNTURA DE SENTIMENTOS ENVOLVIDOS, SE REVELAM VERAZES, MAS INDEFINIDOS, COMO SE FOSSEM MOVIDOS POR UMA ESPÉCIE DE ENVOLVIMENTO TIPO: “SE ELA, AIKO, NÃO FICAR COMIGO, PACIÊNCIA, VOU TER DE ACEITAR ISSO COM O MÁXIMO DE NATURALIDADE POSSÍVEL”. AS CIRCUNSTÂNCIAS FAZEM E DESFAZEM AMIZADES, POR MAIS ANTIGAS SEJAM.  O ENVOLVIMENTO DE SENTIMENTOS INFANTIS NÃO CABE NUMA RELAÇÃO TRINA ENTRE ADULTOS. ESTA, NÃO PODE NEM DEVE, PRESUMO, CONTINUAR INDEFINIDAMENTE SEM SOLUÇÃO. NESTE MUNDO, SUPOSTAMENTE ADULTO, NÃO CABE UMA RELAÇÃO INFLUENCIADA POR ENVOLVIMENTO PASSADO INFANTIL. O AMADURECIMENTO DOS SENTIMENTOS PRECISA, SUPONHO, SE DEFINIR. O CONTO, TALVEZ, PARA ALGUNS LEITORES, POSSA SUGERIR UMA RELAÇÃO EM QUE AS TRÊS PERSONAGENS SE CONTENTEM EM SE MANTER AMIGAS. OU AMANTES. NENHUMA DESTAS SOLUÇÕES ME PARECEM VIÁVEIS, DEVIDO AS CEREJEIRAS, DESPIDAS DE FLORES, SUGERIREM QUE O TRIO SUGERE UMA NUDEZ DESPIDA DOS ANTIGOS SENTIMENTOS QUE NÃO MAIS SE PODEM AFIRMAR NUM ENVOLVIMENTO AMADURECIDO, QUE EXIGE DEFINIÇÃO.

(P.S:  ESTE COMENTÁRIO É UMA CONTINUAÇÃO DA HOMENAGEM PRESTADA POR NOSSA EXCELENTE AUTORA, ANGÉLICA, AO ESCRITOR ANTONIO SALES NO CONTO "UM TRIÂNGULO AMOROSO").

DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 20/02/2025
Alterado em 20/02/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários