Textos

O OVO DA SERPENTE — INGMAR BERGMAN (1977) URUTU — TARCILA DO AMARAL (1928)
O OVO DA SERPENTE — INGMAR BERGMAN (1977)
URUTU — TARCILA DO AMARAL (1928)

LEMBRO-ME DE uma canção infantil que Mãezona cantava sempre que não se sentia bem em contestar meus argumentos: “Alecrim, Alecrim dourado/Que nasceu no campo/Sem ser semeado/Alecrim, Alecrim dourado/Que nasceu no campo/Sem ser semeado/Foi meu amor que me disse assim/Que a flor do campo é o Alecrim/ Foi meu amor que me disse assim/Que a flor do campo é o Alecrim/...”.

AS PESSOAS estão vivendo como se artistas de circo fossem. Lá em cima, no trapézio, os artistas trapezistas estão arriscando a vida em manobras de sobrevivência para si mesmos e seus filhos. Se caírem, os filhos  ficam sem os pais. Saltam de um a outro trapézio, no tentar evadir-se dos refúgios profissionais assalariados das fábricas e manufaturas. Por vezes não há rede de proteção uns dez a quinze metros abaixo, quando os donos do circo anunciam os perigos desses trabalhadores, criando dessa forma um suspense a mais visando o aumento na venda dos ingressos.

O MUNDO REAL é um lugar de aflições, consternações e angústias. Os proprietários de entretenimentos aumentam o preço dos ingressos quando há muita mágoas e desprazeres no palco: é como se os artistas do teatro, do filme e do circo de lona estivessem a ouvir, da coxia, a advertência repetir o dizer das fadas da poesia de Yeats: “tenha cautela, oh filho do Homem/Para as águas, para os ermos/Segura na mão de tua fada madrinha/Pois há no mundo mais pranto e dor/Do que possas entender”.

A ARTE E OS artistas em suas obras plásticas (pintura, poesia, conto, romance, novela, dramaturgia, filme, projetos e composições) advertem àqueles que delas se aproximam, curiosos e surpresos por suas criações: “mantenham distância regulamentar”. A cobra Urutu detém um veneno muito intenso. Seu instinto de defesa não raro se transforma em agressivo ataque. O quadro de Tarsila do Amaral no qual uma Urutu enroscada se aproxima ameaçadoramente de um ovo é um exemplar dessa advertência: No interior de um ovo, presume-se a existência de uma vida a gestar. A nascer.

O FILME DE Bergman adverte às gerações futuras, dos perigos de uma sociedade armada, de modo que a sociedade civil esteja atenta ás tentativas de recrudescimento do nazifascismo que deu origem ao fenômeno político-econômico e militar escatológico do “mito’ e líder nazi Adolfo Hitler. Uma série de monstruosidades provenientes de outros mundos e universos paralelos, tomaram, de repente, não mais que de repente, um país e seus cidadãos sem cidadania, embarcando-os na grande nau mítica do condutor de almas, aos milhões, fazendo com que Caronte estivesse muito ocupado em conduzi-las pelos rios do submundo (Estige, Aqueronte, Cócito, Lete e Flegetonte) em direção ao Inferno.

VIVEMOS TODOS no mundo da imaginação: do cinema, dos vídeos, dos celulares, das novelas, das encarnações e encenações que mexem e remexem com fantasias, devaneios, ideias, ilusões e enganos do imaginário traumatizado de uma sociedade sem educação pertinente ao ordenamento e à esquematização dos conteúdos expostos pelo imaginário e pela realidade doentia que repete o mundo fantástico, fantasioso e ilusório das personagens que os espectadores empatizam nas sessões de entretenimento pago ou gratuito da sala do sofá.

O ACESSO fácil às fantasmagorias, suspense e horrores do mundo hollywoodiano, é interminavelmente aprazível, ambrosíaco, pitoresco, voluptuoso. Todo esse aparato de imagens concatenadas, correlatas, são portais motivacionais para o imaginário pessoal e coletivo despreparado culturalmente para a ordenação PSI dessas esculturas sedutoras que influenciam subliminarmente o mundo, dito real, em que vivem as pessoas na sociedade globalizada pelo que há de influências sinistras nos nichos de armazenamento psicológico no Inconsciente Pessoal e Coletivo Universal.

ESSE TSUNAMI de encantamentos consumidos todos as horas, dias, meses e anos, penetram no psiquismo da sociedade como simples divertimentos, mas, igual a tudo o mais no mundo da realidade perceptiva, têm suas consequências. Você nunca se perguntou por que o mundo em que você vive está infestado de malefícios de todos os modelos e tipos???

SEUS EFEITOS nunca foram avaliados e devidamente examinados. Como saber, em realidade, até onde chegam a influenciar as mentes despreparadas, sem educação formal, expostas a esse oceano de ingerências psicológicas, a maior parte delas deletérias??? O arsenal aglomerado de quantidades, altera a qualidade do receptor das mensagens. Aquelas reveladas e as subconscientes ou subliminares.

TANTO A retórica romântica quanto a bruma e a neblina simbolista do mundo da imaginação, são lançadas no solo insciente, indefeso e vulnerável das mentalidades receptivas e acolhedoras. Elas  se fundem e se fodem nos conflitos que se repetem  todos os dias de feminicídios, homicídios, agressões armadas gratuitas, depredação dos recursos naturais, tomada dos territórios abandonados pelo Estado de direito, para o Estado, cada dia mais poderoso do crime organizado.

A LITERATURA, a cultura, a educação neste “Estado de Coisas” regidas pela política, pela economia  e pelo poder armado das forças policiais coniventes com o “mito do dia”, gera um conluio nazifascista de forças deletérias que obtêm 58 milhões de votos num de seus representantes políticos mais lamentáveis: tipo aquele político joínha.          
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 13/03/2023
Alterado em 18/03/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários