Textos

ALICIANDO GÊMEOS, AO MODO DE MENGELE
ALICIANDO GÊMEOS, AO MODO DE MENGELE  

A DUPLA DE cônjuges a quem eu deveria chamar de pais parecia a mim, crianças, não ter a mínima ideia das responsabilidades que deveriam ter por consequência de terem casado. O casamento para eles não passava de mais uma festividade, tipo pular fogueiras de São João. Haviam certamente combinado que seria bom para eles ter filhos, fariam como todos fazem: vestido de noiva de um lado, terno e gravata do outro. Convivas a comemorar a conjunção carnal sem propósitos pertinentes, relevantes e meritórios. Apenas botar mais bocas no mundo para devorar seus recursos naturais. Por que será que será que canibais, alguns animais, devoram os próprios filhos???

SUAS VIDAS estavam mais secas de sentido moral e de responsabilidade para com seus descendentes, do que as vidas secas do romance de Graciliano Ramos. Neste, a narrativa está ambientada no sertão de chuvas escassas, da indiferença e do desdém dos governos para com investimentos sociais rurais. É como se o sertão existisse para que servisse sertão. Aquele casal, nascido e criado em terras nordestinas, eram, em suas almas, uma metáfora viva do ambiente hostil do sertanejo.

ESTAVAM ELES despidos, despreparados, carentes e privados de educação elementar. Casaram como teriam almoçado uma buchada de bode. Os filhos sairiam da barriga dela como a buchada seria excretada num vaso sanitário ou em meio a mandacarus. A família seria uma representação, uma alegoria, um símbolo da República do Bananal: a foto da estiagem da alma nacional. Seriam outro exemplo do descaso por investimentos sociais.

UMA FAMÍLIA a mais para os vícios, a marginalidade, as drogas, a sodomização sistemática de crianças sem nenhum amparo de moralidade religiosa, amparadas apenas pela existência em si. Não tinham sequer um mínimo compromisso com educação dos filhos. O contrato conjugal deles era uma formalidade, um rito irresponsável. Um ritual cartorial previsto nos padrões, costumes e liturgias cerimoniais.

ESTAVAM A cumprir apenas a pulsão natural dos infelizes que se juntam por medo de ficar sozinhos, abandonados no meio do Saara infernal e de seus fantasmas migrando de sarcófagos milenares. Retirantes de uma miséria de criação. Expandindo memórias no nosso belo quadro social, como diria o cantor baiano Raul Seixas. Depois do casamento, era pagar para ver: depois é depois. As atrocidades que daí sairiam, ninguém se importaria com elas. O importante para Mãezona era parir e parir outra vez, todo tempo que fosse possível embuchar. Para ela era um ritual de poder. Poder gerar vida de suas misérias, de suas barrigadas. Poder ter um lugar para comer, beber, dormir mijar e defecar.      

SERIAM OUTRO casal Fabiano e Sinhá Vitória urbano, numa sociedade que os ignoraria superlativamente e à sua descendência de escravos. Cada membro familiar e todos eles querendo apenas e exclusivamente ser vitoriosos na sobrevivência soberana, uns sobre os outros. Sem nenhum saber valorar o que é ou não ânimo pertinente a um estado de espírito voltado ao exercício de algum valor ou moralidade. O narcisismo selvagem de uma sociedade sem princípios ou patrimônio moral.

CRIADO EM meio a essa mixórdia de chafurdo, eu só queria me sair o melhor possível e zelar por minha integridade física o quanto fosse possível preservá-la. Seria difícil. Eu estava em meio à explosão nuclear de duas bombas PSI cheias de traumas, complexos de inferioridade, ressentimentos e ansiedades. Eu nasci em meio às alas mais devastadas de assistencialismo governamental do país. Um país recheado de veadinhos dissimulando alegria, dançarinas de concursos televisivos, apresentadores de programas de música sertaneja que cantam as mazelas de ser corno, ou ter perdido a Juma que virava onça no Pantanal. Essa, a cultura nacional: suas verdades secretas. Seus orçamentos secretos. Seus agentes íntimos, privados de outra cultura que não seja a do narcisismo.  

EU ESTAVA no epicentro da explosão nuclear de adversidades mil. O lugar familiar era um sepulcro vigiado por espíritos opressores que se oprimiam entre si e a quem por perto deles estivesse. Queriam a qualquer preço que eu aceitasse ser prisioneiro de guerra deles. Da guerra familiar por absorver a todos na esponja da própria mediocridade. Como ficar longe daqueles anjos do inferno randomizados pelo Inconsciente Coletivo Familiar, Social, Nacional??? Eu tinha de fazer de contas que contemporizava com eles, ou não teria como subsistir entre eles. Eu precisava comer, dormir, estudar num ambiente francamente hostil às minhas necessidades, as mais vitais.

EU VIA AQUELE ambiente familiar como sendo uma arapuca de Satã. O ecossistema familiar sentia o maior prazer em me manter sob a mais-valia de suas necessidades. Minha presença significava para eles, cada um de seus filhos, uma maior escassez de possibilidades. Desde que qualquer valor canalizado para minha sobrevivência significava estar “tirando o pão da boca de seus irmãos menores”.

MEUS SENTIMENTOS, minhas emoções, meu coração e minha mente pertenciam a outro universo, a outra realidade, a diferente horizonte de eventos. Minha realidade interna não era sequer semelhante a deles. E eles sentiam um envolvente e sádico prazer de me ver nela, realidade, e me manter atrelado à opressão de suas muitas necessidades. Sem nunca, nenhuma vez, considerar as minhas privações. O casal juntava dois em dois irmãos e Mãezona dizia que deviam ser “unha e carne um do outro”. Referia-se ao apego extremo que deveriam ter um ao outro. Talvez influência dos gêmeos do médico nazista Mengele, resultante de suas experiências perversas, no zodíaco familiar de aberrações.
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 27/02/2023
Alterado em 01/03/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários