Textos

ANTHROPOPHAGY — TARCIL DO AMARAL (1929)
ANTHROPOPHAGY  — TARCIL DO AMARAL (1929)

O PLANETA Terra está vivenciando o estertor da própria espécie. A sociedade do cyberespaço é a realidade na Nova Era que só agora realmente se inicia. Os movimentos estéticos libertários da virada do século XIX para o XX, só agora, na virada do século XX para o século XXI está a mostrar seus efeitos. O horizonte fugidio do Tempo tornou-se fixo. Somos o resultado de experiências híbridas entre espécies. Você vai aguentar a pressão PSI que poderá abrir uma janela mental para a compreensão de quem és???

VOCÊ ESTÁ SENDO pressionado a se desvendar. Ou você vai começar a aventura de conhecer-se a si mesmo, ou vai continuar sendo mais um imbecil de mesa de bar, ou de galera em estádios de futebol torcendo para que um brucutu chegue até o gol adversário e lance a bola na rede. A vida Homo sapiens neste planetinha chegou ao fim. O Homo cyber está a nascer. E se multiplicará mais rápido do que a mais otimista das expectativas pode crer. A era dos transplantes de órgãos e de membros chegou.

CHEGOU E ESTÁ a bater em sua porta que nem o “tchan-tchan-tchan-tchan” da Quinta Sinfonia de Beethoven. Você vai ter de conseguir um jeito de se metamorfosear em outra coisa que não seja essa coisinha que você é. Mas você não foi educado para reestruturar seu Psiquismo. Muito pelo contrário. Sua educação é para cordeiro de curral eleitoral. Sua educação é para ser eleitor de políticos corruptos que vão enriquecer às custas do capital social coletado pelos impostos de seu país. Você talvez tenha nascido para ser mais outro idiota que acredita nas blasfêmias, mentiras, heresias e contrassensos do presidente Bozo.

VAMOS CONSIDERAR a hipótese de que você é um astronauta de seu psiquismo em viagem à Fossa das Marianas de seu interior Inconsciente Pessoal. A quantidade de pressão que você terá de enfrentar para começar a jornada nas estrelas do autoconhecimento vai fazer você tremer de medo e terror nas trincheiras que terá de lutar na tarefa essencial do autoconhecimento.

NA FOSSA DAS Marianas no Oceano Pacífico, abaixo das águas com efeitos geomorfológicos, você, o hipotético astronauta submarino teria, se lá chegasse, de se confrontar com uma pressão de oito toneladas por polegada quadrada no profundo da Fossa. Não seria nada fácil para você estar numa situação limite frente a essa impossibilidade de conhecimento.

SE UM DIA ACONTECER de você se resolver a mergulhar na “Fossa das Marianas” de seu Inconsciente Pessoal, Familiar e Coletivo, vai sentir a pressão de estar em meio a terrores que não são de fantasia ou ficção especulativa. Se o desafio imposto pelo autoconhecimento exige de você coragem e determinação acima da média de um pequeno burguês afeiçoado à mamãezona e a um Paizão Coisinha, você se borrará todo logo na primeira tentativa. E nem pensará em pegar sua mochila e saber o que é estar na Estrada, sem os supostos confortos de um lar labirinto lar.

VEJAMOS AGORA o que o mergulhador submarino enfrentaria quando chegasse a certa profundidade limite do mergulho. Ele teria sobre si a pressão de oito toneladas por polegada quadrada na profundidade da fossa. É o equivalente a cinquenta aviões de carga empilhados uns em cima dos outros sobre ele, mergulhador submarino. Usemos agora a alegoria de um caminhão de oito toneladas de pressão para cada polegada quadrada de seu corpo. Você não imaginou não.

NÃO IMAGINOU porque sua mente não tem condições de imaginar essa tamanha condição de adversidade contra sua integridade física e PSI. O ato de pensar é o que nos distingue dos animais. O pensamento pode ser emocional e racional. Ambos têm suas limitações de profundidade mental Inconsciente. Se a tarefa de “Conhece-te a ti mesmo” fosse fácil, o desafio filosófico de Tales de Mileto, o autor da frase, teria sido conseguido de realizar por um sem-número de pessoas interessadas em autoconhecimento.

E SE CONHECER-SE a si mesmo exigir uma aventura com perigos a vencer em direção à profundidade Inconsciente do autoconhecimento??? Você precisa ter a coragem de pagar o preço de mergulhar em si mesmo. E não poderá fazer acontecer essa aventura de autoconhecimento se você estiver no colo de uma mamãezona ou na zona de influência de um Paizão Coisinha. No interior do útero do larbirinto, com sua hierarquia de valores conservadores e mesquinhos, você nunca poderá refletir sobre quem é você mesmo.

DENTRO DO LARbirinto você estará sempre a internalizar a cultura machista ou a influência de um matriarcado, talvez feminista, que se empodera de você como se fosse para ajudá-lo a ser semelhante ao que ambos foram, são e serão: Mãezona e Paizão Coisinha. O conflito de gerações sempre será um vetor de ultrapassagem de limites. Mas, sabemos, um vetor é um segmento de reta usado para representar sua própria grandeza vetorial. Seu módulo, direção e sentido não se combina com as expectativas de um vetor com novas possibilidades de segmentos de reta.

UMA NOVA GERAÇÃO não pode ter em sua construção de possibilidades, os mesmos vetores dos que os antecederam e não conseguiram ter a coragem de partir para a direção onde nasce o sol do conhecimento próprio. A Estrada da vida é uma janela cyber que te convida a conhecer perigos e superação. Se você sair do ambiente de origem.

UMA VEZ DENTRO do larbirinto você está sob constante e radical ataque do cyber vetor do Inconsciente Coletivo Familiar. Você nunca estará seguro para realizar seus próprios projetos que, talvez, é possível, nem existam. Você estará, enquanto estiver sob a influência do Inconsciente Coletivo Familiar, sob a pressão radical de eventos emocionais quânticos que têm a força direcional de um arquétipo.

É COMO SE A SUA mente estivesse, relativamente, acessível ao que, em segurança cibernética se chama cyber vetor ou “vetor de ataque”. Vetor de ataque é um caminho ou meio pelo qual um invasor se insere, sem ser autorizado, em seu sistema nervoso central para realizar um comando de subjugação destrutiva que compromete sua gnose, sua vontade, sua racionalização, seus projetos sobre si mesmo. Seu autoconhecimento não pode se realizar porque a força do peso da condição ancestral de cinquenta aviões empilhados um em cima do outro, ou do caminhão de oito toneladas de pressão para cada polegada quadrada de seu corpo, estão agindo sobre você. Inconscientemente.
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 29/10/2022
Alterado em 18/12/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários