Textos

A MOÇADA DA PERCEPÇÃO BLUE (REVELA AÇÕES) — XLI —
  A MOÇADA DA PERCEPÇÃO BLUE
(REVELA AÇÕES) — XLI —

O TEMPO enquanto humana experiência. A criança nasce em todas as estações. Sai do ventre

suja de sangue, depois de ficar meses dentro do útero, desenvolvendo-se no líquido amniótico, amarelado. Uma vez expulso pela vagina, é jogado no mundo dos adultos e suas patologias. Lá está a criança depois do parto, melada do sangue dos vasos sanguíneos da mulher. Vasos que se rompem e pouco tempo depois são cicatrizados.

A CRIANÇA nasce numa realidade que desconhece, exceto pelo que já vem com ela devido à memória genética que, na psicologia de Jung, traz consigo o Inconsciente Coletivo, a partir do qual os seres, ditos humanos, herdam ideias, sentimentos e emoções de seus ancestrais. A memória oculta ou subliminar consiste nos processos PSI inconscientes da memória ancestral.

A HUMANA idade da criança vem com toda essa mala ou carga genética. E a biologia estuda os processos de transmissão das características da hereditariedade: o tempo passado, o tempo presente e o futuro estão impregnados nela, no conhecimento inconsciente de sua existência subliminar. Esses conteúdos nem sempre se revelam na gnose consciente da pessoa que vai crescer ocupada em sobreviver.

DE UMA para outra geração, que se pode transmitir??? Você só pode compreender o sentido de uma ação, se levar em conta sua intencionalidade, ou finalidade. As pessoas nascem, crescem e se tornam adultas negando, de alguma forma, aqueles que as antecederam. Mas, a negação de minha pessoa e de meus direitos por Mãezona e Paizão Coisinha ultrapassa as fronteiras da racionalidade. Acredito que seja uma manifestação do espírito de perversidade inata contida neles.

ESSE CASAL nascido do Inferno de suas necessidades, rancores, sentimentos e pressentimentos de animosidade e malquerença, queriam-me reproduzir a vida miserável que viveram e viveriam sempre. Vingavam-se nos filhos, principalmente em mim, todas as faltas que lhes foram inseridas em todas as fases de suas malditas vidas.

NÃO É demais repetir: esta novela quer juntar os pedaços dispersos de minha memória para que não se percam na falta de compromisso em revelar para mim mesmo, antes que para o caro leitor, minha visão da verdade pessoal, familiar e social. Eu quero uma explicação lógica para a vivência de tanto horror.

JUNTAR OS pedaços em busca da compreensão desse labirinto pessoal, familiar e social do qual fui vomitado da barrigada insana de Mãezona. Ela para mim é um paradigma de todas as mães do mundo. Elas parem suas crianças em meio às forças pessoal, familiar e sociais destrutivas. A suprema covardia é que todas essas forças juntas, formam um enorme muro da vergonha que separa a vida frágil de uma criança das influências mórbidas e imensas do mundo.

MEU TRABALHO no jornal se resumia a escrever minha avaliação do filme do dia exibido num cinema de Niterói ou no Rio de Janeiro. Datilografava pela manhã, na redação do jornal, numa máquina de escrever comum, não havia teclado de computador. Estava na década de sessenta. Depois ficava com tempo livre até que, de noite, ia trabalhar no departamento de distribuição do jornal para os municípios da baixada fluminense.  Nos fins de semana fazia a cobertura fotográfica dos jogos de futebol nos torneios entre times de peladas na praia do Icaraí, situada na Baía de Guanabara.

NA REAL, O que eu queria mesmo era estar vigilante de como meu eu biológico funcionava: as células, o metabolismo, a evolução. Eu lutava por criar interações neurais outras em meu cérebro. Sair da comunidade perceptiva familiar, da empatia entre meus familiares. Encontrar um portal PSI a partir do qual eu pudesse configurar-me, sem a interferência dos membros daquela família leviana, imprudente, maluqueira. Não apenas daquela família: sair das fronteiras PSI daquela sociedade vulgar.

AS INFLUÊNCIAS triviais, frívolas, insignificantes: eu queria, com todas as forças de minha juventude, delas alienar-me. Mergulhar de cabeça num outro tipo de tensões. O mundo talvez estivesse mesmo mudando suas muitas maneiras de alienar-se. Ou de Alienar-se. Eu não acreditava que os paradigmas dele, mundo, pudessem ser substituídos, como num passe de mágica. Eu jamais poderia mudar o mundo. Mas eu tinha obrigação de mudar a mim mesmo porque conhecia a demência, a alucinação e a perturbação do mundo familiar e social do qual eu vinha.

ESTE CONHECIMENTO me instruía. A partir dele, de saber que aquele mundo do qual eu começava a me distanciar, não tinha nada para mim. Eu nunca poderia crescer intelectual, mental, emocionalmente em meio àquelas criaturas do Inferno familiar e social. Aquelas criaturas não queriam nem saberiam usar suas vidas para compreendê-la. Nem para a compreensão de que nada lhes poderia salvar: nem a religião, nem aquele tipo neandertal de educação, nem suas responsabilidades com emprego, com noivado, casamento, responsabilidades familiares de uma sociedade kamikaze, suicida. De uma sociedade carnavalesca, baiana, carioca, paulista, fulana, sicrana, beltrana.

EU TALVEZ estivesse a compreender o que queria dizer a filosofia ideológica do gramscismo. Gramsci era, no que eu compreendia dele, uma caricatura fetichista do marxismo, assim como a baianidade é uma caricatura fetichista dos sortilégios e objetos de culto esotérico, religioso, da África. Ambos são uma autodescrição de si próprios. Uma parodia, uma simulação, um arremedo dos medos que povoam o Inconsciente Pessoal e Coletivo do indivíduo e da sociedade.

TODA TEORIA da conspiração é uma conspiração de fetiches. O pensamento da complexidade própria da cultura, da obscuridade e do hermetismo de seus adversários, antagonistas, opositores, rivais, não cabem na compreensão de um mundo e de uma cultura que apenas se retroalimentava de repressão militar criminosa, de atentados, sequestros, explosões, Riocentro, de delatores e torturadores civis e militares a serviço da criminalidade comum.

EU ERA APENAS uma quase criança, um rapaz latino-americano, como cantou Belchior, sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes e vindo do interior do país de interior. Sem parentela importante, civil ou militar. Eu tinha a convicção de que não queria, de jeito algum, fazer parte dessa cultura e dessa civilização de hominídeos e de suas determinações biológicas configuradas há 300 mil anos, que estavam sendo atualizados e exacerbados em seu designer social, tanto pela ditadura dos militares como também por seus opositores.

ESQUERDA X direita é apenas uma suruba ideológica que deseja seduzir e confundir os eleitores de uma sociedade que retroalimenta suas bases de analogias e associações, todas elas criminosas. Ambos os lados e partidos, manipulam racionalmente a irracionalidade e a ignorância dos eleitores em favorecimento de suas hostes sedentas por transferir o dinheiro público para suas contas particulares. Veja o que faz o Palácio Centrão do Planalto Central, visando, a todo custo, favorecer a reeleição do Bozo Mussolini.

DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 03/07/2022
Alterado em 21/10/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários