Textos

SERIAIS KILLERS DA CULTURA (CONCURSO DE POESIA)
SERIAIS KILLERS DA CULTURA (CONCURSO DE POESIA)

POLÍTICOS SUPOSTA mente cogitam que a cultura literária de um país, seus poetas, dramaturgos, romancistas vivem de vento, à espera de ventanias, ao relento??? Os que editam livros no país também, supostamente pensam da mesma maneira??? Agora mesmo, nesse momento, uma editora proclama uma premiação de medalha de latas para os premeiros colocados em um concurso dito literário.

EDITORAS E POLÍTICOS têm em mente que escritores, autores, dramaturgos, estão todos no mesmo saco de generais do narcisismo bélico de caserna com sua medalhas de lata na lapela das fardas. Autores de Arte literária, normal mente não usam fardas nem tampouco podem ser classificados narcisos no mesmo saco das  narcisos de casernas.

UM ESCRITOR PRECISA comer, se alimentar, se divertir, tal qual um professor, precisa de incentivos para ensinar, escrever, criar cultura literária. O que há de fazer um autor de literatura, de poesias, de incentivo cultural à alma coletiva de um povo, de um país, a ostentar a premiação literária de uma medalha, seja de ouro, seja de prata seja de lata???

SE ELE PRECISAR de um cachorro quente com guaraná, ao comercializar a medalha de lata que ganhar no concurso literário, ainda vai faltar recurso para a simples refeição. Por que aos editores e políticos falta a avaliação do valor cultural de dramaturgos, escritores, verseja dores da poesia??? A nacional idade deles não precisa??? Planejam premiar autores  com medalhas de lata que nem o lixo editorial quer que nele se as jogue???

PARA QUE SERVEM as secretarias de cultura, principalmente as secretarias da incultura em estados norte-nordestinos, senão para cabides de empregos de seus apaniguados políticos que em tempos de eleição vão lamber o saco de candidatos a vereadores, deputados e senadores em busca de um lugar privilegiado para roubar (também via “rachadinhas”) as verbas públicas desse país que tão cedo não será uma nação!!!

PERGUNTEMOS: PARA que serve uma medalha de lata num concurso de literatura para os que ganham os primeros lugares nos mesmos??? Esmagados pela hipocrisia e a usura de políticos e empresários de editoras, os autores continuam sendo arquétipos de pessoas que devem servir de exemplo para que a juventude de um país (que dificilmente será um dia uma nação) não sigam jamais o caminho do Conhecimento, da cultura literária jogada às moscas por premiações as mais sem-vergonhas, as mais sem noção.

UM PAÍS SEM CULTURA literária não passa de um lixão educacional, com corações e mentes sucateados por políticos e editoras com prêmios de latão. Certa vez ganhei três prêmios num concurso literário promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí. O 1° prêmio era uma edição do romance, do conto e da poesia ganha dores de prêmios em livros tendo direito a dois ou três exemplares, quando editados (se editados).

A PREMIA AÇÃO AINDA dava direito a mil e quinhentos reais em dinherio que o autor deveria passar meses buscando saber por que ainda não havia a Secretária da política de premiação liberado tamanha fortuna que em dólar daria, quando muito, trezentos (300). Isso mesmo: trezentos dólares em moeda do tio Trump. O Trampbiqueiro.

SER ESCRITOR NO Brasil é estar no Inferno de Dante. Principalmente se você não possui talento para participar de programas TV visivos tipo Big-Brother. Sim, as editoras correm atrás de “escritores” que dele participam.

PORQUE AO EDITAR as obras primas dos Big-Irmãos eles, editores, podem contar com a propaganda de seus livros no mercado consumidor de picuinhas e detritos de uma cultura populista da qual possam tirar algum proveito literário na Bolsa de Valores de prefeitos, governadores e políticos ocupados e preocupados com cultura de reeleição!!!

((P.S: A edição das premiações fora editada. A qualidade editorial inexistente. Os prêmios em dinheiro (umas merrecas) dois anos depois ainda não haviam sido pagos. Os funcionários da Secretaria sempre estavam mal informados. Não sabiam de nada sobre as datas de entrega do que restava das premiações. E tinham sempre uma cara e um discurso de imensa má vontade no atendimento dos que haviam ganho as premiações. Essa a face nacional, não apenas estadual, da cultura literária. Haja incentivos e prêmios milionários aos "escritores" Big-Brothers. Editores para eles não faltam)).

(P. S: Meus comentários e artigos têm por finalidade ajudar as pessoas a pensar melhor a realidade delas. Não são ofensivos, nunca tiveram por escopo a ofensa pessoal. Meus comentários críticos têm por intuito fazer aparecer a realidade por detrás do "Véu de Maia" da hipocrisia que não poucas vezes a encoberta. Sou sacerdote Aarônico, conheço a Palavra do Deus Et, a sabedoria de seus textos, desde os mais antigos até os dizeres do Novo Testamento. Neles está escrito: "Livrem-se de toda a maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência" (1 Pedro 2-1). Em Lucas 12:1 lemos: "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus que é a hipocrisia". Talvez por isso a Constituição da República Federativa do Brasil proibe a censura de textos, inclusive comentários de pessoas maledicentes que interpretam a bel prazer os textos de gente bem intencionada, distorcendo-os, tal qual acredito que fizeram com meus textos no Google e no Facebook!!!).
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 16/01/2021
Alterado em 05/02/2021


Comentários