Textos

Homenagem A Chico Buarque
Dona Nenê E Chico Malandro vão estar presentes nas manifestações de rua do dia 15/03/2015? Será que será que até lá eles vão saber qual o lado certo a ficar na conjuntura política atual? Sim!

Por que para eles não vais mais ter mais mordomias governamentais federais. As facilidades da lei eles ainda continuarão a usar. Da lei que facilita a produção de seus shows de humor. Negro. Do editor de seu irmão alemão.

A Grande Família da nora do Agostinho vai continuar a viger na realidade dos subúrbios cariocas. Uma coisa é certa: o Lineu Silva, o Agostinho Carrara, a Bebel, o Tuco, o Florianinho, e todo o digno subúrbio da zona norte do Rio de Janeiro estará lá.

Lá. em meio à galera que está em desacordo com a corrupção institucional mais canibal que este país já presenciou em toda sua história. A Grande Família suburbana do Lineu e de dona Nenê, quem sabe, depois da manifestação, vá esticar no apartamento superchique, onde o Chico Malandro estará configurando as taças de Moët & Chandon com seus íntimos e com suas bruacas.

E a Grande Família estará curtindo a bela paisagem das estrelas e sóis longínquos, do alto do apartamento, cobertura de Chico Malandro no Leblon. Nosso país é, graças a Deus, eclético, e as classes sociais se juntam no carnaval global da Grande Família.

Com a mesma mentalidade da Bolsa-Família, o Lulla Gullag, a Dilma Pasadena, serão esperados e benvindos. Nem precisa convidar. Olêlê, Olálá! Quem sabe até um Pedro Pedreiro esteja por lá. O problema vai ser ter de voltar para casa no trem da Central do Brasil.

O transporte é outro dos muitos problemas "como nunca se vil antes nesse país", como diria o Lulla Gullag. Quem te viu, quem te vê. Vc era o mais sambista dos compositores dessa ala, vc era favorito diante de mestres-salas. Hoje, nem com eles fala, calaram suas melodias. Suas noites eram de gala, hoje são perfumarias.

Hoje o samba saiu, a festa política nacional está procurando vc, quem te viu, quem te vê. Quem já te conhece não pode te vê pra crer. Nosso samba brasileiro, ainda está nas garantias. O samba vai sair, mas sem sua companhia. Vc quer sambar de gala, respeitando a hierarquia, Dilma e Lulla são seus braços, não escrevem poesias.

Hoje o samba saiu, laiálaiá (15/03/2015 vem aí) procurando vc, quem te viu, quem te vê, quem não te conhece não pode mais vê pra crer, quem jamais esquece não pode reconhecer.

Quando o samba começava vc era o mais brilhante, quando o pessoal cansava vc só seguia adiante. Hoje a gente anda distante do calor de seu reinado, vc só dá chá dançante onde não se é convidado. Hoje o samba saiu, laiálaiá, procurando vc, dia 15/03/2015 o samba vai estar nas ruas procurando vc, láialáiá, quem te viu, quem te vê, e nesse momento onde vais te esconder, e nesse momento quem vai te reconhecer?
  
O samba se marcava na cadência dos compassos, o sonho dos fãs se embalava no caminho dos seus passos, hoje de teimoso o povo passa sem ouvir o seu refrão, só há dança de finados no seu ap. no Leblon, hoje o samba saiu, KD você? Quem te viu quem te vê, dia quinze do três onde vc vai se esconder?

Quem te viu, quem te vê, quem não te conhece não pode mais vê pra crer, quem já te esquece não pode reconhecer. Todo o ano o povo te fazia um compositor de alta classe, prestigiava as bolachas do dia como se te admirasse, ninguém sabe com certeza, porque foi que um belo dia, quem brincava de esquerda costumou na fantasia...

Dia quinze o samba vai sair, procurando vc, quem te viu, quem te vê, quem já te conhece te pode reconhecer, quem ainda não esquece já pode te esquecer.

Dia quinze os brasileiros vão sambar na pista que já foi sua, vc vai ficar na galeria, longe do povão nas ruas, vais olhar ao longe de lado na fina companhia da realeza do Planalto. Se vc sentir saudades, por favor não dê na vista, bata palmas com vontade, faz de conta que é turista.

Dia quinze o samba vai sair laiálaiá, procurando vc, quem te viu quem te vê quem não te conhece nem vai querer conhecer, quem não te esquece agora vai te esquecer. Há quem seja saudosista daquela chico antigo e sambista que agora virou vulto nas galeras comunistas, e os fãs que foram seus, inutilmente buscam arrumar com saudade o quarto do Chico que já morreu.

Mas Amanhã, vai ser outro dia, Amanhã vai ser outro dia, Hoje a Dilma é quem manda falou tá falado, não tem discussão, Não! A minha gente hoje anda falando de lado, carros na contramão, viu? Vc que inventou esse Estado ainda vai ser devorado por sua ambição.

Apesar de vc dia quinze há de ser outro dia, estaremos nas ruas a clamar por Justiça capaz de jogar atrás das grades os corruptos da Petrobrás. E vc? Onde estará a se esconder da enorme euforia?
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 24/02/2015
Alterado em 24/03/2015


Comentários