Textos

Holocausto Nunca Mais —PsyCity VII (Romance Neo-Pós-Moderno)
“FÓTONOVELA”

No pátio do colégio Dante Alighieri, em São Paulo, acontece de um grupo de alunos, entre oito e doze anos, está comentando em português audível, cenas de sequências do filme de ontem do Canal 10.

O filme “full-time” de hoje, conta a história de um migrante do interior de Minas que chega a São Paulo com diploma de Economia, não consegue emprego. Sem trabalho, começa a frequentar as boates gays do centro da cidade. Migra de caso em caso, passando a ganhar a subsistência na errância dos contatos tipo michê e na marginalidade.

Atingido por um balaço no peito num tiroteio com a polícia paulistana após roubar o cofre de um terminal bancário, é conduzido gravemente ferido ao pronto socorro hospitalar. Convalesce sob vigilância armada. É transferido para uma cela coletiva num superlotado presídio modelo Carandyroom. Recupera-se.

Na falta de tu, vai tu mesmo: faz sexo com travecos. Consegue armar uma fuga com mais dois presos, após acertar pagar trinta e cinco mil verdinhas às autoridades penitenciárias que facilitam a condição de escape. Na rua outra vez, refaz contatos,  torna-se  sócio de  uma boate no bairro do Anhangabaú, centro da capital São Paulo, com dois policiais federais, que garantem o fluxo de coca apreendida, entre seus frequentadores.

Descobre ser hospedeiro de uma das variantes de mutação do vírus H3V, versão PUF. Esse desdobramento mutante do vírus tem por sintoma externo a presença de pequenos retângulos cor preta petróleo, visíveis na superfície da pele dos infectados. A infecção contraída pós-período penitenciário, ou já teria saído dessa para a pior.

A denominação abreviada do vírus popularizou-se através de piadas de mal gosto. Há os que dizem ter ele estas iniciais, PUF, porque a pessoa portadora, ao descobrir-se infectada, demora no máximo dezoito meses para seguir rumo aos sete palmos de chão: é “plaft-PUF”.

Outra anedota afirma que o letal PUF é anagrama do nome de ex-prefeito da capital paulista. Sua política de saúde, segundo a opinião de comentaristas e cientistas políticos, sucateou hospitais e mercantilizou ainda mais a medicina do sistema municipal de saúde da capital, aumentando a corrupção em todos os setores da administração municipal, de modo devastador. Outros garantem que a atuação dele e de seu "aspone" e sucessor, no campo da educação, se resumiu a diminuir as verbas já precárias no setor. Daí a denominação virótica: "Plaft-PUF".

Rodrigo é o nome do marginal do filme do dia da tv-gost. Ele costuma cobrir as manchas escuras da pele com a ajuda de um cabeleireiro e maquiador dos Jardins, conhecido por Nando's, do qual é sócio no salão homônimo do nome do bairro. O lugar, muito prestigiado por vaidosos consumidores de coca, conta com a proteção dos federais e das ramificações menores da hierarquia policial.

A versão MAC do H3V difere da versão PUF: Ao invés de se transformarem em bestas raivosas e truculentas, os infestados pelo MAC ficam delicados e submissos.

O hospedeiro trata de camuflar as micro manchas alaranjadas que brilham na pele com a luminosidade de uma luzinha de DVDnew de micro computador. As manchas parecem provenientes de algum tipo de radioatividade, daí serem conhecidas também por fótons laranjas.

Um escritor, cronista e resenhista de conhecida publicação de variedades, que hospeda atrizes e atores de tv, quando convidados especiais, numa ilha chic, homônima do nome da revista, criou o termo Fótonovela para designar a novela do horário nobre, que registra flagrantes da vida amorosa de uma modelo infectada.

A atitude normal de qualquer hospedeiro do PUF ou do MAC, é camuflar os retângulos preto petróleo e os alaranjados, para poder trabalhar e circular em ambientes públicos, enquanto não bate as botas. A atrocidade química do vírus, Rodrigo deseja partilhar com a maior quantidade possível de parceiras e parceiros sexuais, nos programas em motéis, com agressões sádicas que fariam do “santo marquês” um amante amador.

Nando's, sob efeito da "coca" de uma carreirinha particularmente bem servida de uma droga surpreendentemente impura, mostra-se excessivamente afetado. Está a lavar, secar e pentear a cabeleira de Rodrigo, num dos nichos do salão principal cercado de outros clientes. Ele conta uma história trágica, numa tonalidade que a faz parecer banal, sem se dá conta de que o sócio e cliente, Rodrigo, em nada se mostra interessado nela:

— Sabe o Narciso? Aquele da Ferrari. Nove meses depois de aparecer aqui com aquelas manchas pra mim não eram laranja. Era amarela aquela cor, o cara secou, parecia uma múmia sem as gazes. Não sei, essa gente, querido, é cheia dos exageros. Soube que quando foram pegar ele do colchão para vestir o paletó de madeira, o corpo virou poeira, na hora. Cinzas, queridinho, cinzas.

A irritação de Rodrigo com a estória não está sendo percebida. Nando's deixa sangrar, sem notar a ira do outro:

— Ah, devia estar lá, meu bem, queria ver o corpo da bicha se desfazendo na frente de meus olhos. Isso é muito melhor do que as fanfarras dos programas do Ratito, da Galeguinha, do Buldogão, das Rebes, dos Grugrus ou das Anarias Vesgas.

— Pára com essa estória de merda, tá tirando uma com minha cara? Vai buscar um Logan's pra mim, com gelo, muito gelo, por favor. Agora. Vê se se liga, malamada.

— Calminha, bem, está com tanta sede assim?

Nando's se afasta, Rodrigo avalia parcimoniosamente o fio da navalha. Sim, está deveras irritado. Impulsivo, pega a lâmina com a mão destra e talha, num corte profundo e largo, da parte superior esquerda à inferior direita da outra mão. O vermelho salta, o corte atinge os ossos, e dois ou três prolongamentos articulados das fibras nervosas se abrem. Sorri, o olhar meio sobre o desvairado. Mazoquistamente corta também a pele em meio ao dedo polegar. Sangue jorrando, acha bonita a cor, a necessidade de uma sensação mórbida diferente.

Rodrigo envolve a mão lesada numa toalha, e disfarça ao cruzar os braços à espera de Nando's. Ao chegar com o uísque, todo serelepe, o cabeleireiro é surpreendido com o dedão indicador de Rodrigo lambuzado de sangue, resvalando boca adentro. Enquanto com os dedos da mão direita força as mandíbulas da vítima a se abrirem mais, apertando-lhe a maxila inferior.

O sabor salmoura do plasma sanguíneo, frio e travoso, provoca exaustivo e exasperado esforço na tentativa de tirar o dedão do furioso antagonista, mexendo entredentes, entrebochechas, em direção à goela. Fere-lhe o céu da boca. A agressão acontece de rompante, todas as contorções do mestre-sala do salão, no sentido de se livrar da contaminação, resultam em vão. O sangue pinga dos dedos da mão esquerda de Rodrigo, abundante.

Usuário contumaz de cocaína, Rodrigo está em pleno surto psicótico. Não vai parar de torturar o cabeleireiro, ou as pessoas que se encontram no salão. A coca, considerada “a droga do mal” provoca a sensação de onipotência, de autoridade e soberania absoluta sobre os que cercam aquele que se tornou escravo do uso, sobre seus supostos subalternos. Seu ódio assoberba-se por saber que está infectado, entrando na fase terminal da infecção.

— Ai, por favor, pára com isso.

— Calma bicha. Mais um pouquinho, santa.

— Você pára, alguém chame a polícia. Ele vai me matar.
Ao tirar a mão direita da pressão mandibular, o agressor agarra pelos cabelos e puxa para trás o pescoço de Nando's, enquanto provoca:

— Por que você não morde e arranca um pedaço do meu dedo, cuzão?

Onomatopéico, Nando's até que tenta, sob o grito raivoso de Rodrigo, mas os dentes parecem não ter força suficiente para impedir o vírus vermelho venoso do sangue empestado pelo PUF de Rodrigo, de escorrer pelos brônquios. Aspirado para os pulmões e o cérebro, as gotas vermelhas são transpiradas pelas narinas afogueadas, a unha do dedo da selvagem mão esquerda da escuridão, rasga as gengivas, arranha as bochechas do indefeso sócio do salão de beleza.

Os demais cabeleireiros, manicuras, maquiadores e clientes, ficam assistindo assustados, temerosos, deliciando-se intimamente, alguns, com a morbidez da cena de violência e covardia. Os seguranças de Rodrigo na porta.

Indiretamente são cúmplices do agressor, desde que nada fazem, exceto observar a agonia do agredido. Rodrigo ri às gargalhadas ao ouvir os sons guturais de Nando's, ao vê que ele suga seu dedo com os músculos da face, da boca, se contraindo involuntariamente, até desmaiar, sob murros do agressor.

Rodrigo fixa pelos espelhos as faces conformadas, passivas, amedrontadas e indagativas das mocinhas e dos demais clientes. Cobre toda a extensão visível do salão com olhar provocativo. As balzaqueanas, os neo-pós-yuppies, as senhoras casadas pondo-se em dias com as fofocas das revistas semanais, as candinhas habituais e quejandas. Após avaliar a impressão que causou, exclama, sonoramente desafiante:

— Bom-bom-bom-chi-bom-bom-bom... Está na hora de nos divertirmos um pouco. Avalia qual será a próxima vítima: as pessoas desviam o olhar, baixam as cabeças, tremem de expectativa. O medo coletivo pode ser facilmente sentido, alastrando-se invisivelmente, mente a mente, corpo a corpo. Paralisa os membros ansiosos, tencionados. Uma cliente que lia um exemplar da revista Caras, berra, ao vê-lo aproximar-se do secador embaixo do qual está a cabeça da filha.

— Vejam, diz Rodrigo pegando a jovem pelos cabelos, puxando-os de dentro do tubo secador, fazendo voar com os dedos, os bobs cuidadosamente presos pelos grampos, pingos rútilos, saltam dos dedos.

— Olhem que triunfo da cultura e da civilização: essa pavoa, essa perua, se borrou. Sujou pra filhinha, e agora? A mamãe não vem socorrê-la? Qual sua graça Cinderela?

A garota não responde. Ele insiste, fazendo-a gemer ao sentir o puxão violento no rabo de cavalo.

— Cristina. Aiaiaiai, Teresa Cristina, meu nome é Cristina, pelo amor de Deus. Solta. Larga. Acudam.

— Chamaram a polícia? Estão pensando besteira. Um celular toca, mas seu portador não atende. Pensando... Não, que desse mal, pensar, ninguém aqui padece. Mas todas querem se parecer bonitinhas, bonitinhas, mas ordinárias, não é mamãezinha? A filhinha está se arrumando pra passar o fim de semana com qual dos traficantes dessa zona?

A inúteen olha fixo para baixo, não quer que vejam o medo em seus olhos apreensivos. O animal aproxima-se, derruba a concha do secador, e a ameaça esticando o dedão, a expressão furiosa, alucinada, a mão pingando sangue.

— Garota, você precisa mesmo é desse vermelho nos lábios. A lividez facial da jovem é substituída por uma tonalidade carmin, quando Rodrigo bate várias vezes com os prolongamentos articulados da mão a sangrar, no rosto da mocinha. O dedão polegar volta a verter sangue, em movimento decidido, penetra os lábios da jovem pelo canto direito da boca, ao lado dos dentes travados.

O sangue lambuza a parte interna da gengiva pelo lado direito. A mãe sai gritando por socorro, “alguém me ajude”. Mas é como se os olhos não vissem nem os ouvidos escutassem. A confusão se estabelece, os clientes correm e gritam atropelando-se escada abaixo. A moça morde com força o dedão de Rodrigo. Desta vez ele sente dor e berra, puxando para fora o polegar:

— Filha da puta. Gostei disso! Potranquinha, geniosa hein ? Vamos lá, reage, esperneia. Como se estivesse a representar alguma peça de histrião de rua, ele repete, ao som de uma musiquinha popular muito requisitada nas paradas de sucesso: “Bom-bom-bom, shiiiiiiiii, bom, bom, bom...”. Bate em mim, me excita mais, vem. A garota debate-se, enquanto o short é puxado abaixo dos joelhos.

— Assim, assim, cadelinha, isso, esperneia mais, anjo do papai, esperneia mais. Ele acerta dois fortes tapas nas faces, ela pára de reagir, ele a vira. Coincidentemente ouve-se nas caixas de sons, o refrão de uma musiquinha antigamente popular: “Fazer amor de madrugada... Amor com jeito de virada... Fazer amor de madrugada... ”

Rodrigo abraça-lhe a cintura com um braço, com o outro puxa a calcinha para baixo, o pênis vibra fora da braguilha após baixado o zip, rasga a malha da virilha às coxas. A reação da moça acaba, após levar mais dois tapas que a convencem a ficar quieta, à mercê do marginal. Ele penetra-lhe o ânus, não sem antes lubrificar a entrada com o sangue que volta a jorrar abundante dos talhos no dedo e na palma da mão esquerda.

Sexta-feira o salão Nando's costuma estar apinhado de gente ajeitando-se para o fim de semana. As pessoas que, aflitas, desceram a escada, não conseguem sair. O interruptor interno está com defeito, nenhuma delas quer se arriscar a subir a escada para apertar o botão externo. As clientes estão apavoradas com a possibilidade de serem infectadas. Amontoam-se no corredor/escada, saída/entrada do salão, sem dele conseguirem sair.

Consumado o estupro, Rodrigo agarra com a manopla direita o pescoço de uma atriz coadjuvante da novela A Revelação, relativo “sucesso” do horário nobre da Globo, apesar dos baixos índices de audiência, em decorrência da misteriosa concorrência do Canal 10 com seus filmes “virtuais”.

Ele pressiona a cabeça da mulher na parede decorada com o pôster do roqueiro da hora. O braço da guitarra projeta-se, virtualmente, para frente e para cima. Na foto, o músico abre a bocarra, donde sobressaem-se pronunciados caninos, como se a abocanhar os fãs do show ao vivo do Hollywood Rock. A parte posterior da cabeça dela aciona sem querer o interruptor que abre a lingueta eletrônica da fechadura da porta de entrada/saída do salão. Ao ouvirem o estalo do fecho, as pessoas correm para fora do salão de beleza.

Ao invés de apavorar-se, a atriz desafia o olhar do agressor encarando-o. A parte interna da mão, do pulso, do braço, tudo lambuzado de sangue. A mão ferida pressiona o queixo da mulher em movimento pendular. A pressão do polegar remove a maquiagem que encobria o retângulo alaranjado dos infectados pelo MAC. A tatuagem superposta à mancha. O casal beija-se apaixonadamente.

O filme “full-time” prossegue mostrando a sequência virulenta da vida pregressa do marginal Rodrigo. Quando a polícia chega ao lugar, ele está quase deserto. A ambulância estaciona para buscar os feridos e lesionados graves da ocorrência. A seguir sai do local com a sirene ligada, levando Nando, a garota estuprada e duas mulheres feridas, e outra desmaiada.

Rodrigo havia fugido, depois de toda a condição humilhante à qual submergiu os frequentadores do salão de beleza.

Simultaneamente a esses trágicos acontecimentos, no pátio do Dante, os seguranças gravam a conversa dos mutantes:

1ª Criança: “ELES” fazem de conta não saber das coisas que estão acontecendo iguais: ficção e realidade.

2ª Criança: Dia seguinte os jornais noticiam, na vida real, os acontecimentos do canal 10. Ao fazer de conta que não sabem, eles realmente ignoram.

3ª Criança: A dramatização do fato precede o acontecer do mesmo. Os filmes não têm direção, nem produção por que são filmagens antecipadas do que vai ser noticiado amanhã. Os filmes condicionam a realidade.

4ª Criança: O horror de Rama, horror e medo, a raiva e agressão: todos produzem e dirigem a sociedade ao mesmo tempo. E agem como se ignorassem as consequências de seus atos.

10ª Criança: Eles querem ignorar que sabem ser, eles mesmos, os agentes do que está acontecendo, para não se responsabilizarem pelas terríveis consequências.

5ª Criança: Estão sabendo de tudo todo tempo, mas ignocratas estão no mundo apenas para fazer dinheiro.

12ª Criança: A fome de Rama age através deles. A fome de Rama/Abim são “ELES”. Tudo que acontece na telinha está nas ruas. As ruas e a telinha da tv se realimentam de seus eventos.

3ª Criança: A religião de Rama/Abim, a gordalhona sedutora, mãe das sociedades matriarcais do paleolítico... Tudo hoje é esquecimento, metáfora da ansiedade pré-histórica. O paraíso perdido da proto-história.

9ª Criança: O teatro de Rama, quanto mais bem intencionado mais à vontade neste inferno de caos e indiferença.

6ª Criança: Estamos falando na linguagem antiga, “ELES” estão gravantoommm nossa crononnvnss.

11ª Criança: As infecções de Rama/Abim, os vírus, criaçinconsxenss lethsssvhssshshsh.

8ª Criança: A ilusão persecutória de Rama/Abim nunshhca, bahissssissshissssss, ommmmmmgsssh.

7ª Criança: O futurtsh deshiss Rama não vai existrssssrr, shonnnnnnssssssss, ahhhhhummmm.

4ª Criança: Anmnsssdzisssssssssanssss, glughshuns, zooooossss, klnhsommms.

12ª Criança: Ommmmhissunnzshz.

6ª Criança: Fwnnsshpronnmxwssslhk.

10ª Criança: Garhinssnpentecuslenssnkeniclans.



O UNIVERSO
PARALELO
DA FÉ

Quando Hélio e família chegam à Igreja para outro culto dominical, o discurso do pastor Antunes está em andamento. Carla nota uma semelhança entre as palavras das crianças do Dante publicadas pela imprensa e o sentido da fala do religioso:

— Que homem, em confronto com Deus, poderia parecer justo? Ora, Ele é bondade e perdão, mas destruiu cidades inteiras, a exemplo de Sodoma e Gomorra. Vai acontecer um evento de fogo com A Grande Maçã, a Sodoma, e a Grande São Paulo, a Gomorra deste milênio? Como a luta contra a barbárie será travada e ganha? Para Deus nada é impossível. Sabe-se que contra o domínio da ignorância e do poder que nela investe, até os deuses lutam em vão. Mas não Deus.

— Fazemos todos parte de uma sociedade que valoriza excessivamente jogadores de futebol, basquete, pugilistas, produtores de violência virtual e traficantes de drogas, banqueiros lavadores de dinheiro do crime organizado. Enquanto pessoas que produzem conhecimento e cultura, sobrevivem com recursos mínimos. O reino da estupidez e da intolerância está estabelecido. “O Reich dos Mil Banqueiros” exerce a dominação social desse holocausto.

— As pessoas estão apaixonadas pela dissimulação. A velha cultura está morrendo em todos os lugares, e as novas influências estão envolvidas numa malha feral, numa geléia do mal, nas mãos de uma elite que investe em tudo que é fantasioso, aparente, sem transcendência: nas plumas e paetês do mercado. A renovação da cultura tornou-se uma ameaça. A ordem do dia é o vazio das idéias, tornar-se culto é visto pelas autoridades como ameaça e subversão à desordem pública.

— Faliu o sistema educacional que, por sua vez, serve apenas para fazer as pessoas acumularem conhecimento com o objetivo restrito e único, da aquisição de um diploma para exercer uma profissão de submissão. O diploma, esse pedaço de papel tão cobiçado, não é mais do que o principal inimigo da cultura, uma espécie de atestado de ignorância, real e virtual. Assalariados são escravos.

A Assembléia está ansiosa por saber onde o pastor Antunes quer chegar.

— Rama/Abim domina, Rama/Abim fascina. A tecnologia de Rama/Abim satura as mentes de informações, hipertexto, hipermídia, ciberespaço, multimídia, hackers, internautas e infovias. Isto é o progresso da globalização nas sociedades pós-industriais. Mas onde está o progresso do caráter, da alma, da consciência humanista universal, da espiritualidade?

— Haverá dor e sofrimento quando as profecias para este milênio se cumprirem? Não mais que agora. Sua dor globalizada já é suficientemente insuportável. O mundo está cheio de pessoas diplomadas em dor, de especialistas microcultíssimos e macroignorantes, que supervalorizam a alta costura, e esnobam a cultura. Não, não há sadismo em Deus. Em compensação, as autoridades, incansáveis em render homenagens à ideologia da grande porcaria do consumo, amaldiçoarão seus inúteis poderes inúteens.

— Os sinais estão presentes em cada um de nossos filhos: Não há mais paciência para a aprendizagem. Não há mais lugar para os mandamentos, para Deus, no coração da juventude. A semente da fraternidade há muito foi devorada pela serpente do consumismo, da cobiça e da ganância. Ter carro do ano, ter carro importado, ter tv a cabo, ter os cosméticos da hora, consumir, ter, consumir mais, imagens de tv. Não há mais lugar para a herança prometida para os eleitos. Não há mais eleitos.

— O homem está privado de dignidade, não há mais condições de dialogar com Deus. A descendência do homem não ama a Deus, apenas o teme. A pátria dos santuários no coração do homem inexiste. Foi substituída pela pátria dos sanduíches. O santuário do homem está nos CD's e discos rígidos dos computadores, nos templos dos hambúrgueres, das batatas fritas, dos refrigerantes com tampinhas premiadas. A criança é o solo fértil para a corrupção das vontades, da raiva, do medo, da agressão.

— E se não houver mais crianças? Se não houver mais amanhã? Sem descendência, não haverá solo fértil para os desdobramentos da vida comunitária, sob o peso da violência, das drogas, do mundo real e virtual da tvvisão. A distância entre gerações de pais e filhos, estes últimos criados na intimidade dos programas informatizados, não é apenas de gerações, mas de séculos.

— Os que têm medo da dor, do castigo, fiquem tranquilos. Tenham fé. Que mais lhes resta ? Não haverá fome, calamidades, ou fins de mundo produzidos para os shows de tv. A culpa e a dor terão outras formas. Em pouco mais de um século, não haverá nada para envergonhar o Criador neste planeta, simplesmente porque o homem terá sumido completamente da face da Terra. Tirado, enquanto raça, das garras de Lúcifer. A raça humana não mais será coaptada pelo “Reich dos Mil Anos”. Os membros da raça humana não mais terão seus ossos adaptados à intencionalidade social globalizada pelo consumismo. O senhor Mercado é o estalinismo dos dias de hoje.

“Que estará ele querendo dizer com estas coisas”, pergunta-se a maioria dos presentes membros da Igreja do Salvador dos Últimos Dias.

— O homem não mais se alimentará da vidência de Rama/Abim, nem de sua violência. Não haverá caminhos para uma raça que tem uma certa memória dos ensinamentos do Salvador, mas nada possui, na conduta, que lembre seus ensinamentos.

— Por que nenhum dos presentes presta testemunho ? Porque nenhuma de nossas vidas está isenta de crimes contra nossas crianças, erros quanto à escolha de nossos supostos representantes, erros de avaliação do sofrimento que causamos aos outros. Todos os dias erramos mais um pouco. Como se a capacidade que temos de errar infinitamente, nos tornasse, por algum fantástico milagre dos milagres, imunes às consequências de nossos múltiplos karmas.

— O fim da ilusão chegou. Se você não é a solução, então também faz parte do problema. Quando os atos de nossas vidas não servem de Testemunho, servem para a alegria e o júbilo dos perversos. E a perversidade total da dominação planetária via esquemas em vigência da "Nova Ordem Mundial" já estão em franca prevalência.

— Quem de vocês não foi chamado a votar nos candidatos/vírus? Que depois de eleitos investem numa sociedade deletéria? Quem de vocês não costuma gostar de assistir os programas dos testas-de-ferro do consumismo? Quem de vocês não delegou a uma suposta autoridade, pensar por vocês na hora de votar?

— O conhecimento da ciência dos astrônomos é grande, mas é certo que eles não terão como explicar se Deus disser ao sol: “Não nasce”, ele não nascerá. Se Deus disser à mulher: “Não terás mais filhos”. Ela não mais os parirá. Assim está escrito. O Reich de Rama/Abim não mais terá descendência. A sociedade planetária não será dominada pelos híbridos produzidos pela nova cultura dos ETs em áreas privativas e ultra-secretas dos Estados Unidos.

— Não mais haverá descendência para consumir as belezas cancerígenas da terra de Marlboro, os raros prazeres dos neoplasmas malignos do Carlton. Cada um de vocês é uma estrela. Cada um de vocês traz possibilidades de realização e felicidade. Cada um de vocês é um cântico ao Senhor, um alento que conduz o homem através das trevas. Cada estrela, é objeto e objetivo da cobiça de Satanás, líder dos líderes do “Reich dos Mil Anos”.

Na inconsciência dos fiéis, somam-se muitos ruídos anímicos de aprovação às palavras de Antunes.

— Sem descendência física, sem corpos para dominar, a perversidade de Satã, ele não poderá se apossar de nenhum dos filhos de seus filhos. O Filho do Homem não mais deseja ser negado 70 vezes 7 vezes, em cada dia da vida de cada um de vocês e de seus descendentes.

— Breve não haverá ninguém “coaptado” pela vaidade, pela ganância, pela injustiça, pelas compulsões globalizadas do consumo pelo consumo. O limite dos dias é chegado. Vejam o que o homem fez com o livre arbítrio: abundância para poucos, corrupção para todos, miséria para a maioria. Multiplicidade infinita para as formas de perversão e abominação de seus corpos.

— Esta não é a Terra da fraternidade e do perdão. É a Terra da violência, da miséria, do sofrimento, da culpa, do ódio, dos desvios, das perversões, da ansiedade e do medo. “Por que o homem tão cheio de recursos tem de agir como o cavalo e o mulo que não têm entendimento”?

Se todas estas coisas estivessem sendo ditas pelo pastor Antunes sem que a realidade dos fatos confirmasse seu discurso, seriam consideradas por todos, nada mais que “jeremiadas”.

A Bíblia de Sheila está aberta nos Salmos, ela lê os versículos do capítulo 32:

"Ele ama a misericórdia e a Justiça
A Terra está cheia da misericórdia do Senhor
Pela palavra Dele se firmaram os céus
E pelo espírito de sua boca (formou-se) todo o seu exército
Ele junta como num odre as águas do mar
Toda a Terra tema o Senhor
E todos os que habitam o universo tremam diante Dele
O Senhor dissipa os projetos das nações
Reprova os intentos dos povos
E inutiliza os planos dos príncipes."

Ela se pergunta se as coisas terríveis que estão sendo ditas pelo pastor Antunes não são meros delírios de um homem religioso querendo aparecer na multidão de pastores anônimos. Não estará querendo apenas se destacar das dezenas de segmentos religiosos em luta pela arregimentação de fiéis: protestantes pentecostais, judeus, católicos, luteranos, calvinistas, anglicanos, muçulmanos e evangelistas.

Pergunta-se ainda se uma simples mulher, sexo menor em todos os textos sagrados da cultura patriarcal judaico-cristã, maometana, e de outras, pode entender os desígnios do Senhor. Tão poderoso que pode juntar num odre as águas dos oceanos, e seus abismos, em simples reservatórios. Quem é capaz de feitos tão fantásticos, deve ter razões divinas, que sua pobre razão humana feminina desconhece. Ele, que reprova os intentos dos povos e inutiliza o plano dos príncipes, não poderia, com facilidade, fazer uma coisa bem menor, ter piedade dela? De sua descendência?

Como se tivesse ouvido as considerações silenciosas de Sheila, Pastor Antunes afirma a misericórdia de Cristo quando curou os mais variados doentes e até mesmo ressuscitou pessoas que haviam morrido.

— Se lhes perguntassem se desejam a vinda do Verbo, todos vocês responderiam:

— Sim.

— Claro.

— Com certeza.

— Mas que pergunta.

— De coração.

— É tudo que quero.

— Sempre.

— Não mereço esta graça.

— Seria uma emoção chocante.

— Massa, mano, "um puta show".

— É assim que vocês pensam a volta de Cristo. Um show de rock ou espetáculo equivalente. Talvez seja por isto que 100% de vocês praticam diariamente toda espécie de conduta e afazeres a ela contrários. Vocês praticam a piedade ? Não. Claro que não. Mas na semignorância da palavra de Deus, esquecem que não podem praticar a piedade enquanto praticam atos contrários a ela:

— “Adivinhação, Idolatria, Magia, Sacrilégio, Simonia, Superstição, Tentação de Deus, Blasfêmia, Perjúrio, Festa”. Quantos desses supostos pastores usam as coisas sagradas como tráfico de conferir o Espírito Santo? Quantos de vocês usam o Espírito Santo enquanto objeto para tráfico de influências?

— A Metrópole São Paulo tem piedade de seus emigrantes nortenordestinos? Há misericórdia na previdência e saúde para seus idosos? Há piedade para as crianças de rua que são assassinadas na flor da idade, enquanto a maioria dos culpados está livre e impune? Há piedade e justiça para os que têm fome e sede de Justiça?

— São palavras do Evangelho: “Se não vos receberem nem ouvirem vossas palavras, ao sair daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo, será menos punida no dia do juízo a terra de Sodoma e Gomorra, do que aquela cidade.”

Hélio e família saem da Igreja, apesar das culpas impostas, sentindo-se relativamente confortáveis. Os sermões do pastor Antunes mantêm uma certa intensidade, um certo mistério, um certo tesão pela ansiedade de conhecimento do destino último do homem. Todos se sentem às vésperas de uma revelação, de um acontecimento ainda mais radical, que modificará o futuro imediato da raça humana.

A dinâmica de seus pensamentos concentra-se nos muitos dos ditos “sinais” que estão a acontecer: crianças zunindo numa linguagem incompreensível. Eventos públicos de indizível e inexplicável violência; um canal de tv sem finalidades lucrativas; combustão humana espontânea, levitações. A perplexidade assustada é o estado das coisas, das relações, dos sentimentos e emoções entre as pessoas. A psicologia coletiva dessa cidade satanizada ferve: Sampa 40º, alguém precisa fazer este filme.

Apesar de todos esses fenômenos mencionados em seus discursos, cada vez mais pessoas se interessam em ouvi-lo. É da espécie de orador, a exemplo do Padre Antônio Vieira, que magnetiza a assembléia pelo conhecimento dos textos sagrados, pela lógica dedutiva demonstrativa, atualizada, pelo dualismo metafísico da oratória.

Pastores de outras igrejas, enciumados com o sucesso dos discursos dos membros do corpo eclesiástico da Igreja do Salvador dos Últimos Dias, denunciam aos poderes constituídos a falta de referências bíblicas pertinentes aos discursos dos sacerdotes dessa Igreja. Pretendem queimar, na inquisição, como se fossem blasfêmias, os dois principais significados da oratória de Antunes: A satanização das mentalidades pelos administradores da máquina de fomentar sonhos da propaganda tvvisiva, e a suposta infertilidade terminal das mulheres (amblose disforme).


“AMBLOSE DISFORME”:
FIM DO
HOMO SAPIENS/DEMENS
NO PLANETA TERRA

A imprensa divulga as opiniões através de debates. Teses são redigidas nos cursos da área de Humanas, cronistas exercitam efeitos estilísticos da escrita. No mundo radiofônico e tvvisivo, são promovidos programas de entrevistas. Num desses debates, ao vivo, via satélite, a produção vespertina da conhecida apresentadora de tv, Silviana De Bande, entra no ar:

O Programa Silviana De Bande causa enorme comoção. Seus trechos mais dramáticos são comentados nos bares e eventos artísticos da cidade. A evidência de que a continuidade da raça humana neste planeta está ameaçada por novas e letais  modalidades  viróticas,  nunca esteve  tão  presente através das opiniões de profissionais, com currículos e serviços prestados às organizações de saúde internacionais, com crédito em todo o mundo. Silviana começa com uma pergunta provocativa, após delimitar o alcance dos assuntos na pauta do debate:

— Sabemos das coisas fora do comum que estão acontecendo. Todos querem saber mais, informarem-se melhor. Todas essas coisas incríveis são sintomas, um sinal de que as profecias estão se cumprindo ? Combustão humana espontânea, levitações, crianças que falam numa velocidade que só elas entendem, a tv fantasma do canal 10, as batalhas entre forças invisíveis, no trânsito. Todas estas coisas têm uma causa única?

Silviana, após fazer algumas observações à platéia, chama a atenção da produção do programa para alguns detalhes de última hora:

— O programa de hoje é para debater um, apenas um desses fenômenos estranhos. Uma coisa por vez, dentre todos esses incríveis eventos que têm mudado a vida das pessoas. Hoje estamos aqui para falar apenas da "amblose disforme", provocada por vírus, que ameaça a continuidade da raça humana neste planeta. Se as mulheres não mais podem ter filhos... A vida humana será extinta da Terra? Por que continuar trabalhando, pastor Antunes?

— “Porque o homem foi feito para o trabalho como o pássaro para voar”, responde Antunes citando as Escrituras.

— As mulheres estão a ficar incapacitadas de gerar descendência, como? Se minha mulher está grávida, e outras mulheres de outros pastores também estão ? Isto não é bobagem ? Protesta um pastor pentecostal.

Foram necessários nove anos e sete meses, para que estudos da Organização Mundial de Saúde confirmassem essa trágica realidade, afinal divulgada pelas agências internacionais. Esses estudos disseminaram especulações e hipóteses entre grupos de médicos e cientistas.

Por que uma quantidade cada vez maior de mulheres, têm suas entranhas devassadas por pesquisadores biologistas e médicos, em busca de explicações racionais para desvendar o mistério pertinente à disseminação do vírus da "amblose disforme"? Antunes complementa a resposta:

— É uma situação grave, emergencial. Por que o estudo monitorado do ambiente orgânico feminino, não trouxe as respostas esperadas, um tratamento, uma cura para o vírus?

— É verdade, Silviana, afirmativa, comenta: A pesquisa científica ficou com o triângulo das bermudas nas mãos. Sem saber como explicar, ou o que fazer com a fragilidade do embrião. A "amblose disforme" põe em risco a vida da gestante? Pergunta Silviana a um dos entrevistados.

— Mulher nunca morre de causas relacionadas com a "amblose disforme". A partir dela, ficaram mais perspicazes e inteligentes. Para que essa inteligência, para quem, se não têm como gerar herdeiros?

— Mas isso todos sabemos, está nos jornais. É a vez do pastor Marlon, evangélico, protestar:

— Informação oficial, o Fundo de População das Nações Unidas (FNPU), órgão da ONU, divulgou que a soma da falta de recursos específicos para a saúde reprodutiva,   está   gerando   uma   quantidade  alarmante,  globalizada,  de fetos abortados, não incluídos na estatística anterior. Abortar é uma coisa que existe há muito, muito tempo.

— A causa disso é a discriminação e a violência contra as mulheres, a violação em massa de seus direitos. É a vez do pastor Horácio Rubim, calvinista, se manifestar: Não quer dizer que as mulheres vão parar de engravidar e ter filhos.

— As mortes dos fetos por abortamento espontâneo ("amblose disforme"), aumentaram em 45 milhões de casos em menos de um ano. Uma “epidemia” avassaladora. Em quatro anos este número cresceu para 590 milhões de “miolos de pão”, em todo o mundo, como é conhecida popularmente no Brasil, a "amblose disforme". Um quinquênio depois, este número atingiu a alarmante cifra de 1.450.000.000. Hoje, corresponde à quase totalidade das mulheres em condições de gestação.

— É bom que se diga, adverte Antunes, que esses abortamentos são denominados espontâneos por acaso. Na verdade nada têm de voluntários, de livre e espontânea vontade da maioria das mulheres atingidas.

— Espera aí pastor Antunes vamos com mais calma, prossegue a jornalista. Deve haver uma causa científica para isso, o dr. Raimundo Taqueshi Covil Mooney, pediatra, especialista em neonatologismo, com mestrado em ginecologia e pós-doutorado em medicina obstetrícia na Universidade de Harvard, vai nos dizer o que está havendo, qual a explicação científica para esse surto, dessa nova e terrível peste. Com a palavra o dr. Raimundo Covil Mooney... Mas só depois de nossos bem bolados intervalos comerciais. Fique ligada platéia da sala de computar, já, já a gente volta.

Em todas as capitais do mundo, nas entrevistas de rua, as pessoas mostram uma certa indiferença pelo surto mundial de abortos espontâneos. No Japão, conhecido por “esponja”, o surto ameaça o futuro da economia. O governo nipônico promete uma ajuda de custo aos casais que tenham mais de dois filhos, ajuda essa que duplica progressivamente com uma natalidade a partir de três crianças por casal.

Na continuação do programa, o especialista mundial em pediatria, neonatologia, ginecólogo e obstetra. Autoridade médica com chancela das organizações de saúde públicas internacionais filiadas à ONU, responde a uma pergunta de auditório:

— As causas da "amblose disforme" são conjunturais. A medicina não sabe ainda como debelar a “peste papa-feto”, como é conhecida popularmente nos Estados Unidos, mas uma política de prevenção da doença está sendo posta em prática pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

— Como é que é isso, não compreendo. Como pode haver prevenção se a causa não é conhecida, se não há medicação? A apresentadora mostra-se incrédula.

— É uma coisa difícil, com todos os avanços da ciência... É, é... Até embaraçoso dizer isto: a "amblose disforme", ou “miolo de pão”, é causada por um vírus posicionado nas trompas de falópio. Ele simplesmente está lá antes mesmo da ovulação começar. Permanece indetectável, até o dia da última menstruação.

O debate prossegue e o programa vesperal de Silviana atinge índices de audiência de 72%, nas regiões norte e nordeste e 81% nas regiões Sul e Sudeste. Essas percentagens consideradas pelo mercado disponível, também chamado de vicinal. Ou seja: as sobras dos espectadores não plugados na "tv-full-time". Milhões de pessoas estão a gravar em vídeo o filme do dia do "canal dez", enquanto vêem o programa Vesperal da Silviana.

De Bande pede desculpas aos tvespectadores, ao sentir o clima de ansiedade geral: debatedores falando ao mesmo tempo, intervenções extemporâneas nas falas. Alguém tira a palavra da personalidade central do debate, o médico com PhDs em universidades dos Estados Unidos e mestrados em universidades na Europa.

Para tão insigne convidado de honra o programa Silviana De Bande cobra mais atenção. O clima de Mercado Persa do debate ficou domado e contido. A mediadora solicita silêncio e atenção da platéia. Pede que só falem quando acender a luzinha verde no painel frontal à poltrona do participante, simultaneamente à solicitação da entrevistadora.

Silviana aproveita a oportunidade para fazer valer as opiniões altamente gabaritadas do doutor Covil Mooney. Alega que não é todo dia que uma personalidade do porte (“tchan, tchan, tchan, tchan”) dele aparece num programa de debate da tv brasileira, se nem as redes de tv americanas e as européias, tinham conseguido dele este privilégio, apesar de perseguí-lo até dentro das aeronaves em planos de vôo internacionais.

— Vamos prestar atenção, gente, contenham os ânimos aí, pessoal, exclama inquieta. Será que o ar condicionado do estúdio está defeituoso outra vez ? Vamos ver isso técnica. O pessoal está tão indócil por causa do calor, “não é gente”? Ela cobra uma afirmação dos convidados ao debate. Obtém o apoio discreto de todos para as solicitações:

— Dr. Covil Mooney, por favor, prossiga. O médico, ao sentir a ansiedade geral pulsando na sala de debates num programa gravado ao vivo, não se faz de rogado:

— No momento da concepção, quando a célula do óvulo fertilizado se divide em duas, quatro, oito, dezesseis, trinta e duas, até que haja milhares de células, no quarto ou quinto dia, esse grupo de células desce ao útero. Nele fica submerso em meio ao tecido aquoso ricamente nutritivo...

Após breve intervalo na fala, como quem parece estar em conflito, se diz ou não diz, algo realmente relevante, se revela se não revela uma importante informação. Medindo as palavras, Covil Mooney prossegue:

— Até aí nenhum problema. O tal vírus ainda não se manifestou...

— Como é mesmo isso? ? Busca entender Silviana.

— Sim e não, está latente, invisível, indetectável. Na terceira semana, após o espermatozóide ter penetrado e fertilizado o óvulo, quando o embrião dobra-se para formar um cê (ele mostra uma letra cê com o indicador e o polegar da mão direita), nesse momento a cabeça, e pequenas protuberâncias, que logo se transformariam nos braços, pernas e olhos, pasteurizam-se. Após cinco semanas, em apenas noventa “pasteurizados” segundos, vira cinzas. É como se o embrião fosse feito e efeito do vírus: dilui-se em pasta pardacenta, como se não houvesse código genético a desenvolver-se.

Uma intensa sonoridade de surpresa e pesar emerge da platéia. Propaga-se na sala de debates com certa e inquietante expectativa.

— Então, é verdade, a Terra estará praticamente despovoada até meados do próximo século, desafia Silviana. Dr. Covil Mooney sente o clima emocional do debate. Prossegue firme na narração do processo interno das primeiras semanas de gestação:

— Em uma semana a gestante apresenta sangramento nasal e vaginal, como se não estivesse grávida, e aborta a massa esponjosa cinzenta, popularizada no Brasil por “miolo de pão”.

Nesse momento do debate, todos querem fazer perguntas, quase simultaneamente. A mediadora lembra outra vez a importância de que este encontro possa gerar posições claras e definitas. Chama a atenção para a limitação do tempo útil tvvisivo.

Para manter a estrutura ordenada do debate, Silviana chama Paulo Chenco, o repórter das entrevistas de rua. A primeira entrevistada é uma inúteen que responde a pergunta do repórter, na avenida Paulista em frente ao curso Objetivo:

— Você seria candidata a mãe com a ameaça da "amblose disforme"?

— Ainda nem cortei meu cordão umbilical, cara... Você quer saber se eu quero ser mãe... Dá um tempo. Eu mal me sustento, financeira e emocionalmente, como vou sustentar uma terceira pessoa? Se não dou conta nem da minha dependência com relação a mim mesma?

Após comentar que a jovem é uma pessoa muito pé-no-chão, o repórter aborda um professor de biologia do cursinho "Book Review", na escadaria de entrada da Fundação Cásper Líbero. Pergunta: “Você se candidataria a ser pai, mesmo sabendo o que pode acontecer com sua mulher e ao embrião através da "amblose disforme"?”

— Ah, sei, “miolo de pão”. Não mesmo, com ou sem “miolo de pão”, tem gente que pensa que o cordão umbilical varia entre 50 e 60 centímetros... Mas ele... É... É como um cabresto sem medida: a criança, o adolescente, o adulto, o idoso, vai estar sendo puxado por ele a vida inteira, não é nada cômodo. Pelo contrário, causa grande intranquilidade. Não sei se você compreende... Acontece comigo. Talvez pudesse acontecer com meu filho, essa sensação de fazer parte dos ossos do barão, sabe como é? Ser pai, esse risco, não quero viver. Talvez seja covarde, quem sabe, talvez apenas coerente.

Uma próxima entrevistada e a pergunta:

— Você pretende ser mãe?

— Que é isso, ouve o repórter: sadomazoquismo tudo bem, mas o meu está sob controle. Criança é dose, e essa realidade é dose letal para qualquer criança. Eu nem compreendo o que está acontecendo comigo, os estranhamentos que todos estamos vivenciando...

— Você tem medo da "amblose disforme"?

— Não, não é isso, o feto ouve as batidas do coração da mãe, não é? Eu sou muito neura, a vida tem adrenalina sobrando, agora mesmo fui assaltada pela quarta vez em um mês, não quero por um filho num caos de mundo desse. Ele já nasceria com trauma de ser assaltado.

— Oi Silviana, chama o repórter, o pessoal aqui está muito conscientizado. Vamos para o telão da Praça da Sé. Até daqui a pouco.

No estúdio, um dos debatedores se dirige à doutora Ivonete K. D. Dough, ginecologista e especialista em aleitamento materno do Hospital Maternidade Santa Mara:

— Dra. Dough (a pronúncia é corrigida pela apresentadora), minha filha está noiva e vai casar em breve. Ela pode ficar grávida sem correr o risco de ser atacada pelo vírus “miolo de pão” ?

— Veja, o vírus não atinge a mãe, exceto indiretamente, com sangramento nasal e vaginal na 5ª semana, quando o feto, ou melhor, a pasta virótica cinza é expelida. Do meu ponto de vista não há motivo para pânico, sua filha poderá ter a criança normalmente, mas... vai saber? Não posso fornecer essa certeza.

— Dr. Mooney, a espectadora Tamara Wainer mora na Vila Souza, pergunta se o vírus não está presente no esparmatozóide, mas apenas nas trompas de falópio.

— Presume-se que ele esteja presente, virtualmente, no espermatozóide. Talvez sejam parte de fragmentos indetectados dessa semente. A teoria do dr. Pathon Lock, pediatra e obstetra da Universidade de Chicago, é que esses fragmentos de vírus do espermatozóide vão interagir com outros fragmentos complementares, presentes no óvulo no momento da fecundação. Isto é apenas uma teoria.

A entrevistadora reúne numa pergunta, a interrogação de muitos tvespectadores que, pelo vídeofone, fizeram anotar suas perguntas ao pastor Antunes:

— Pastor, o senhor é acusado de charlatanismo por bispos de outras igrejas. Eles acreditam que o senhor está se aproveitando dessa peste fetal para proclamar o fim do mundo. Como explicar essa coincidência entre seu discurso e o advento da "amblose disforme"? E por que Salvador no nome de sua igreja, se ninguém será salvo de nada?

— A Igreja do Salvador dos Últimos Dias é muito anterior a esses acontecimentos. Ela nasceu no século XIX. O sacerdócio é um dom divino, a inspiração vem do Espírito Santo. Para que se compreenda melhor o que estou dizendo, em futuro próximo, as pessoas que pensam que a vida poderá ter continuidade via inseminações artificiais ficarão surpresas, se já não estão. Mesmo com o sêmen colhido em laboratório, anteriormente às manifestações da "amblose disforme", as mulheres não vão gestar. Ah sim, você insinuou que ninguém vai ser salvo de nada. Ao contrário, a misericórdia divina está a intervir, salvar a raça humana de prosseguir sob o comando, comunicação e controle da sociedade satanizada em que estamos submersos.

— Por que Salvador no nome da Igreja, se ninguém vai ser salvo de nada?

— Esta pergunta já foi respondida. Mais alguma coisa pastor? Indaga Silviana.

— O nome Salvador dos Últimos Dias... A salvação é espiritual. “Conhecei a verdade e a verdade vos libertará”. São palavras do Mestre Jesus Cristo. Em João, 17, lemos: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livre do mal. Não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na tua verdade, a tua palavra é a verdade”. Ao contrário do que foi dito na pergunta, todos os que aceitarem a palavra de verdade serão espiritualmente salvos das realidades luciferinas deste mundo.

— Agora vamos chamar nossos comerciais. No outro bloco, promete a mediadora, mais entrevistas de rua, da praça da Sé. E da praça da República.

O programa retorna do intervalo com um primeiro entrevistado que responde à pergunta padrão do repórter dizendo:

— Se o vírus vai diminuir a quantidade de gente que vai nascer, então deve ser uma boa coisa para o futuro do planeta.

— É isso, isso aí, manifesta-se alguém.

— Não sei, não sei não, retruca outro.

— Filho, de jeito nenhum, responde uma jovem professora, nem com, nem sem “miolo de pão”. Não quero ninguém comigo passando necessidade, respirando esse ar moribundo, sendo idiotizado pela tv e tendo câncer de pele por ir à praia com o rombo da camada de ozônio deslocando-se acima da cabeça dele.

— Você viu aí, Silviana, a coisa aqui está preta. E a senhora... Aqui, por favor, diga seu nome ao vivo para o programa Vesperal da Silviana, todo o Brasil está te vendo neste momento. A programação é para todo o país, via satélite, aqui e agora.

— Marlene Cândido, casada, dois filhos, um garoto de 11 e uma menina de 9. Parei, não vou arriscar ficar molhando as calcinhas, ou ter de brincar de bolinha de sabão, passei do tempo para essas coisas.

— Marlene se refere ao “efeito-pum” da "amblose disforme", explica o repórter. O “efeito pum” aparece, na 4ª semana de gravidez, antes de expelir o “miolo de pão”, a grávida expele bolinhas translúcidas que se parecem com bolhas de sabão.

— Essas bolinhas, “pimba”, explica ele, se dissolvem no ar, logo após uma ventosidade... Você sabe, um “pum”. Todo mundo já soltou um “pum” na vida e sabe o que é isso. Agora vamos ouvir aqui a Lindalva. Ela estuda Administração. Quando terminar a faculdade, você e seu namorado estão pensando em casar, ter filho, é isso? A entrevistada corrige o repórter:

— Namorada, carinha. Filho, nem que quisesse, sou epiléptica e lésbica, uso uma droga anticonvulsionante, e outras drogas de vez em quando. Você já pensou no estado emocional de uma criança gestada e criada nessas condições? Sou sádica, ô meu, mas nem tanto.

— Dona Graça, novinha assim, que idade a senhora tem? Pergunta o repórter dirigindo-se a uma morena meia idade:

— Trinta e seis e três meses.

— Tá bem conservada, depois a senhora ensina a receita para manter uma aparência tão jovem, dona Graça. Conta para a gente o segredo dessa aparência de vinte anos. Ela é mãe de seis filhos, Silvana, ninguém diz, não é verdade? A senhora ficaria grávida outra vez, com o risco de contrair o vírus “miolo de pão”?

— Moro no Cingapura, meu filho, ter mais filho pra quê? Pra polícia matar? Do jeito que as coisas andam, se chegar a maioridade já é lucro. Não tô de miolo mole, já tem muita criança queimando o filme nesse mundo.

— Está todo mundo “empautado” hoje, Silviana, que é que está havendo? Vamos ouvir o Mário, ele está fazendo um curso de informática e vai casar este mês, aqui com a Lígia, olha como ela é bonita.

— Sim, vamos casar no final do mês, minha mulher já está grávida de sessenta dias, graças a Deus essa doença não vingou nela. O que mais queremos é ter um filho.

— Mesmo com esse vírus da "amblose disforme"?

— Minha mulher é nova, sou jovem, se a gente for pensar nos perigos da vida, nem levanta da cama de manhã. Fica lá mesmo, compartilhando o bem-bom, debaixo do cobertor.

— É isso aí, o casal tem disposição para encarar as dificuldades. Obrigado por sua participação no programa Vesperal da Silviana. Agora vamos ouvir essa “modelo” bonita, elegante, a Kátia dos Santos. A resposta não se faz esperar:

— Sem essa, cara, pra meu filho nascer viciado, com o nariz entupido de farinha? Benza Deus. Vida no morro é de campo de concentração: de um lado os marginais pressionando, do outro os policiais. Ambos os grupos se matando e a todos que estiverem entre eles.

— A Kátia não quer saber de filho não, Silviana. Vamos entrevistar Dona Ágata Angélica, ela já é avó, quem diria. A senhora tem quantos netos, dona Ágata? A senhora estava dizendo que sua filha vai ser mãe outra vez, não é? Conta pra gente como é que é ser avó?

— Ah, sim, talvez, não sei não, com esse negócio de “miolo de pão”, acho bom não arriscar. Uma criança nasce de nove meses, às vezes menos, as consultas são atualizadas por aquela canção do Guiguil, “pra depois do ano três mil”. Ter filho hoje é botar peixe miúdo na boca do tubarão.

— Muito obrigado pela sua participação. É com você Silviana... Aí no estúdio o ambiente deve estar mais leveza, o pessoal aqui não está pra luvas de pelica. Poucos fru-frus, plumas, paetês. Confete e serpentina, só no carnaval.

— É, o pessoal hoje não está pra lantejoulas. Aqui no estúdio, vamos aproveitar a presença do dr. Raimundo Taqueshi Covil Mooney, com residência, mestrado e doutorado em várias instituições de destaque, universidades e hospitais na América do Norte e na Europa.

— Ele é cheio dos títulos, insiste, médico especialmente credenciado pela Organização das Nações Unidas para pesquisa e estudo do problema da "amblose disforme". Membro do Conselho Nacional de Medicina. De seu currículo, deixa ver aqui... Constam residência médica no St. George's Hospital Medical School, London, na University of Cambridge, EUA. Escreve artigos para o British Medical Journal, e muito mais. Virando-se para o médico ela se justifica:

— Se for ler suas credenciais todas, seu currículo completo, vamos passar o resto do programa só nisso. Está bem assim, dr. Mooney? Por favor, a senhora de brinco de argolinha na orelha esquerda, aí na platéia, na terceira fila da direita, sim, sim, você mesma. Pode fazer sua pergunta, por favor?

— O que o doutor Mooney acha da opinião de pessoas, algumas das quais cientistas, que dizem ser esse vírus a maneira pacífica de despovoar a Terra, encontrada por uma civilização extraterrena que reivindica a posse do planeta para ela, por ter chegado aqui muito antes do homem?

— Esta parece ser a opinião de grupos ligados à paranóia ficcional tipo “Arquivo Tri-X”. Os produtores do filme que lançou a série estão muito interessados em divulgar essa idéia. O relançamento deste filme há nove semanas, numa cadeia de cinemas nos Estados Unidos, produziu um lucro rápido de mais de novecentos e cinquenta milhões de dólares. Nada mal para esse filme que já se pagou há muito tempo.

                 Silviana De Bande volta a fazer perguntas:

— Dr. Raimundo, o senhor acha que pode ser criada uma vacina a curto prazo contra a "amblose disforme"? Existe uma pesquisa médica que indique quando isso vai acontecer? Essa "amblose disforme" vai acabar com as gestações? Crianças não mais vão nascer, ou é apenas uma epidemia passageira?

— A curto prazo não! O H3V atingiu a maioridade faz muito tempo (sabe-se hoje, que a transmissão do HIV, através de chimpanzés, ocorreu no século passado na década de 30), e ainda não existe uma vacina contra ele. Ao contrário, a nova manifestação (H3V), é ainda mais terrível. Existisse, essa vacina, possivelmente não seria eficaz contra os inusitados desdobramentos do vírus. Com a "amblose disforme", não vai haver futuro em longo prazo. Acredito que, em 2.170, se tanto, não haverá nenhum ser humano vivo sobre a Terra, incluindo aqueles de prolongada longevidade.

Após calar por alguns segundos, como que pesando as palavras que vai dizer, dr. Covil Mooney prossegue:

— Vamos ter que nos habituar à idéia com humildade. Pensar numa estratégia de sobrevivência para os últimos seres humanos nesta Terra, de modo que, utilizando os recursos que temos agora, eles possam conviver pacificamente. Em excelentes condições de sobrevivência. É preciso que tenham uma existência digna, os últimos representantes da raça sapiens/demens sapiens neste planeta. Essa meta é perfeitamente possível, digo mesmo, fácil de realizar, com um pouco, nada mais que isso, de vontade política global.

— O senhor está dizendo que não tem cura, que possivelmente não vai haver prevenção, medicamentos? Então é verdade que a humanidade vai acabar por falta de descendência? A pergunta de Silviana gera uma ansiedade extra pela resposta:

— Sou um homem de ciência mas tenho de reconhecer que a "amblose disforme" é um fenômeno absolutamente estranho, muito singular mesmo, beirando o sobrenatural... Para o qual a pesquisa científica não tem uma resposta adequada, nem uma esperança de cura, até o momento, infelizmente. Estudos sérios mostram: se essa epidemia seguir no ritmo galopante verificado até agora, em 2050, daqui a tão pouco tempo, poderá não haver nenhuma gestante no planeta.

— Os últimos seres humanos que nascerem nessa data limite, entre 2035 e 2050, terão entre 100 e 115 anos no ano cinquenta do próximo século. Em 2170 possivelmente nenhum deles estará vivo. Mesmo se lhes forem proporcionadas as condições mais convenientes. Vamos encarar os fatos, como diz o ditado: “O sol continua lá, mesmo quando encoberto pelo eclipse”. Nesse evento não haverá mais vida humana após a vigência da "amblose disforme".

— O tempo do programa está esgotado, fala Silviana com a voz ressentida, embargada. Pelo que o dr. Mooney disse, não é só o tempo do programa que está esgotado, o nosso período de vida na Terra, enquanto espécie, também.

— Ranranhum-ranh-unm (a apresentadora limpa a garganta, embargada pela emoção das revelações). Nossa, que é isso? Emoção? Desculpem. Silviana pede desculpas aos demais debatedores presentes por não haver tempo para as considerações finais de todos, exceto as do convidado especial do programa. É sua a palavra dr. Mooney:

— Denis Diderot, enciclopedista francês e filósofo iluminista, dizia que “nascemos de uma descendência sempre disposta a nos fazer mal”. Com o advento da "amblose disforme", parece que essa descendência atingiu sua finalidade limite. Sinto-me motivado a achar que ele tinha razão, hoje, mais do que no século XVIII, quando mencionou estas palavras. Muito obrigado pela oportunidade de estar aqui com vocês e dizer estas coisas, sem ter de botar panos quentes na verdade.

Emocionados, os participantes do programa "Vesperal da Silviana", aplaudem emocionados. Muitos com lágrimas nos olhos, outros choram aos cântaros, ao vivo.

Mais tarde, um apresentador de programas anuncia para logo mais, depois do Jornal da Globo, revelações espetaculares sobre a epidemia da "amblose disforme" no Globo Repórter: “Ele mostrará a opinião de pessoas de várias partes do mundo, sobre a possibilidade do vírus causador da "amblose disforme" acabar com a gestação e a gravidez das mulheres em todo o planeta, no prazo limite entre 2035 a 2050, quando nascerão as últimas crianças da Terra.”

No Globo Repórter as opiniões dos entrevistados, populares de Bogotá, Lima, Quito, Cuba, Assunção, Montevideo, Buenos Aires, Paris, Austrália, Tóquio, China, Tibet, Liverpool, e da “Grande Maçã”, passam a idéia de que a ONU, e todas as instituições nacionais e internacionais devem, pelo menos neste momento terminal, parar com os discursos nobres de intenção e rarefeitos de ação, e fazer tudo que precisa ser feito, para que os últimos sobreviventes da raça Homo sapiens/demens sapiens tenham garantias de uma vida coletiva, global, sem os horrores e as ameaças de pânico, agressões e violência, marcas registradas da realidade do período pós-II Grande Guerra, e acentuadas no período denominado "Nova Ordem Mundial", vigência da “globalização” feroz, que muitos comentaristas denominam “canibalização global do Reich dos Mil Anos”.

Algumas perguntas e respostas das entrevistas internacionais foram dubladas, outras, aparecem através da legenda eletrônica. As imagens mostradas no momento das entrevistas ao vivo, no Jornal da Globo, focalizam populares e autoridades tentando achar palavras sóbrias para reconhecer a gravidade da situação de sobrevivência da raça humana. Há a presença tvvisiva de propaganda maciça com o objetivo de evitar pânico.

Verifica-se via vídeo, um intercâmbio pop de opiniões entre os povos que a tvvisão do século XXI, estranha e propositadamente, ainda não tinha proporcionado a seus tvespectadores, exceto via banalidades MTV, e programas esportivos.

Aqui estão as pessoas comuns, sendo entrevistadas nas ruas, expondo opiniões diretamente umas para as outras, conversando entre países. Transpondo as fronteiras e os preconceitos, até então vigentes, que as mantinham longe das câmaras de tv, sem que pudessem comunicar suas opiniões sobre os acontecimentos que afetam suas vidas diariamente. Agora, conversam entre si, ao vivo, em entrevistas populares, via satélite, das ruas das grandes cidades do planeta. Via tv. Via Internet. Via Canal Dos Filmes Tempo Integral.
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 23/04/2011
Alterado em 12/12/2013


Comentários