Textos

A MOCHILEIRA (Thundra) VIII
G   L   O   S   S   Á   R   I   O

"A idéia do homem como o pináculo
da cadeia evolutiva é absurda. A inteligência
é uma formidável ferramenta desenvolvida
pela humanidade, mas não uma garantia
de sobrevivência. O intelecto humano não tem
compromisso absoluto com a sobrevivência da
humanidade nem com a manutenção da vida no
planeta. O progresso que a inteligência produziu
pode ser um atalho para a extinção da espécie humana."
Stephen Jay Gould
___________________________________________________________

A/Z

ABDUÇÃO — Seqüestro de seres humanos por tripulantes de UFOs. Podem ser provisórios ou com finalidade permanente. Alguns abduzidos libertados: Betty e Barney Hill ( New Hampshire, EUA ). Antônio Villas Boas ( Brasil ). Caluin Parker (Pascagula, Mississipi, EUA ). George Adamsky, Califórnia, Estados Unidos. Abduzidos não-libertados: Tenentes Felix Moncla e R. Wilson da Força Aérea dos EUA, comandante de um caça a jato F-89 e um observador de radar, respectivamente (Kinross, Michigan-EUA, 1953).

AEROPAUSA — Região superior da atmosfera, inacessível a vôos de aeronaves comuns.

ALTAMIRA — Localidade espanhola célebre por sua gruta pré-histórica, com pinturas rupestres desenhadas sobre a parede de um rochedo. Datada do magdalenense. Pintados de ocre, vermelho e negro, os afrescos representam bisontes, cavalos, renas e javalis, com surpreendente realismo. Arte paleolítica: 12000 a 9000 a. C.

AMARRAR UM BODE — Ficar sério, irritado, deprimido sob efeito de droga. 2.- "Entrar na fossa".

ÂMBAR — Cor pouco brilhante entre amarelo e castanho.
AMÔ — A Mochileira.

ANDRÉ CARNEIRO — Autor de FC, poeta e parapsicólogo. Livros editados: "Piscina Livre" (1980), "Diário de uma nave perdida"(1988), AMORQUIA (1991). Ganhador do "Prêmio Nestlé de Poesia", (1988).

ANIMA — Arquétipo feminino posicionado na psique do macho.

ANIMUS — Na psicologia analítica de Jung, arquétipo masculino posicionado na psique da fêmea.

ANTROPOFÁGICO — Característico do antropófago. Que ou aquele que come carne humana, literalmente ou em sentido figurado. Usa-se para definir as lideranças políticas que canalizam as verbas da sociedade, para os projetos bélicos e as contas bancárias da "patota" dos ignocratas.

APATÉTICO — "Simbiose" da significação dos termos "apático" e "patético". Neologismo.

ARCANTROPÍDEOS (-800 a -350 mil anos) —  Pitecantropo (Java), Sinantropo (China), Atlantropo (África), Homem de Mauer (Europa).

ARMAÇÃO  — Jogar sujo visando levar vantagem (V. "Lei de Gérson").

ARQUÉTIPOS — Segundo Carl G. Jung, psicólogo e psicanalista suíço (1875/1961), são imagens PSI do inconsciente coletivo, patrimônio comum de toda a humanidade. São tão instintivos como a habilidade dos gansos para emigrar em formação. Ou a habilidade das formigas para se organizar em sociedade. Como a dança das abelhas que se comunicam entre si a exata localização do pólen. 2.- Plano, protótipo, modelo básico. 3.- Herança das disposições ancestrais que reagem a estímulos ambientais, e controlam os meios de percepção do mundo. 4.- Conexões que se situam entre as partes diencefálicas e o córtex cerebral: existem desde o nascimento. 5.- Formas de agir e pensar de intensa concentração afetiva e emocional.

ATMOSFERAS DE MENZEL — Variados tipos de ocorrências atmosféricas atribuídas oficialmente como sendo “ilusões de ótica”, à visualização popular de pessoas, ou de grupos de pessoas, do fenômeno OVNI.

AUSTRALANTROPÍDEOS (-1 milhão a -800 mil anos)  — Australopiteco, pirantropo, zinjantropo: África e Java.

AVESTRUZ (Política do) — Liderança política que enxerga apenas a aparte da realidade que lhe é favorável. Submerge a cabeça no pó do anacronismo de conceitos obsoletos, mas nunca admite a existência do mundo enquanto "unicidade". Ou seja, a Terra enquanto "Aldeia Global" aonde habitam seres da mesma espécie "cromagnon sapiens", que têm os mesmos direitos. (V. "ignocrata").

A MIL — Muito rápido. Velocidade mental de imagens psi superior à habilidade do Ego em ordenar conscientemente os conteúdos da psique, quando sob influência de alucinógeno.

À REVELIA — Na ausência de uma das partes mencionadas ou interessadas.

BABILAQUES — RG, CIC, documentos.

BACULEJO — Ser revistado pela polícia quando em busca de "incentivos mentais" ou drogas.

BANDEIRA — 1. Passar a impressão de estar sob efeito de droga. 2. Agir sem respeitar os sentimentos alheios. 3. Ato falho.

BANHO — "Levar um banho": ser enganado. 2. Ter prejuízo (V. "dançar").

BARATOS ——-Percepções que divertem.

BASEADO — Cigarro de maconha, cannabis ou cânhamo.

BATER —  Aparecer os efeitos psicofisiológicos após a ingestão de uma dose de droga  alucinógena.

BEFAP — "Beings from Another Planet": Seres de Outros Planetas.
BODE — Mal humor, estar  amuado. 2. Cansaço, sono.

BOM DIA BRASIL — Cigarro de maconha, fuma-se pela manhã, ao amanhecer.

BRAINSTORMING — Técnica de liberar a mente coletiva em reuniões de grupos de pessoas que mantenham objetivos semelhantes a alcançar. Visa produzir livre intercâmbio de idéias originais, e obter consenso sobre matéria de interesse comum.

BRANCO — Suspensão parcial da vigília mental. 2.- Período de amnésia.

BURACO NEGRO — Uma estrela de nêutrons (anã branca), p. ex., com 16 km de diâmetro e uma gravidade superficial 210.000.000.000 de vezes a da Terra. Nessas condições a gravidade pode suplantar a resistência da estrutura de nêutrons. Nesse caso a estrela entra em colapso, seu  volume zero e sua gravidade superficial crescem em valor infinito. Nem mesmo a luz consegue escapar de seu campo gravitacional.

BURACO DE VERME (Quântico) — Túneis microscópicos que, segundo opinião dos físicos modernos, servem de ligação rápida com regiões anos-luz distantes entre si. Uma ou mais entradas desses túneis estão situadas nesta parte do universo. conduzem a outros pontos extremos desse mesmo universo. Ou a universos paralelos.

CAMPO DE FORÇA — Aquele em que a grandeza física é uma força, campo gravitacional. 2. Em FC, pode ser uma região de vácuo criado artificialmente que serve de barreira à partículas e radiações, como se fosse um super sólido de aço de dois metros de espessura, representando forças interatômicas, mas nenhum dos átomos que as originam ("campos de força" não associados à matéria.)

CANNABIS SATIVA — Maconha, cânhamo, diamba, riamba, erva, fumo.

CANTAREIRA — Nome popular da barca que faz o percurso da baía da Guanabara, entre o Rio de Janeiro e Niterói. E vice-versa.

CARETA — Pessoas que se drogam com cigarros Souza Cruz e quejandos, bebidas alcoólicas, programas de tv e vídeo. Videota.

C F C — Clorofluorcarbono (Sprays, detergentes, produtos de beleza).

CHEGAR — Em certos contextos quer dizer "sair fora".

CHEGAR JUNTO — Atingir objetivos semelhantes. 2. Ter as mesmas percepções de um evento.

CHIPS — Grandes quantidades microscópicas de informações ultracompactadas. Promove a interação entre complexos eletrônicos informatizados (computadores), à maneira das interações das células do cérebro cromagnon "sapiens".

CIBERNÉDIPOS — Os Homo sapiens identificados com o "complexo de Édipo". Condicionados há milênios para produzirem a cultura atual da "Mãe Máquina", em nome da política das lideranças à Wotorangotango/Progresso.

COCÔ DE CABRA — Cannabis de boa qualidade.

COISINHA — Cannabis, maconha, marijuana.

COMPLEXO DE ÉDIPO — Atração de uma criança pelo pai (a menina), ou pela mãe (o menino). Na psicologia freudiana ocorre entre três e cinco anos. Período em que a criança se conscientiza de seu posicionamento ou identidade familiar. Sedimentam-se os mecanismos de defesa e a ansiedade produzida pela rejeição, punição ou superproteção de seus pais ou tutores.

COMPULSÃO CROMAGNON — Participação compulsiva nas contradições suicidas da política atual. A CC pode ser racional ou irracional, está sempre cega para o karma social, pessoal e coletivo, que gera. São exemplos de "compulsão cromagnon": os assaltos ao patrimônio público praticados por criminosos do colarinho branco. 2. As fraudes contra o Inamps. 3. As ações de assalto ao patrimônio público geridas pela "gang da Dinda", chefiada pelo ex-presidente Collor e seu mico amestrado PC. 4.  O uso irregular do patrimônio público por membros do Congresso. 5.  O favorecimento de empreiteiras pelo ex- ministro da Fazenda Eliseu Resende. 6. A convivência pacífica com as maracutaias das empreiteiras pelo empresariado ("quem cala consente"). 7.  Aumento abusivo das mensalidades em colégios e universidades particulares. 8. A criminalidade e sua repressão (massacre do Carandiru). 9. Ações policiais e/ou paramilitares: "massacre da Candelária", "chacina da favela de Vigário Geral" no Rio. 10. Corrupção promovida pela comissão de orçamento. Parlamentares do Congresso gerindo um superassalto aos cofres públicos, bancado, em parte, por oito empreiteiras.

CONDIÇÃO DE NAVEGAÇÃO — Tempo nublado ou solar, para se mudar de lugar, ou partir em direção a outro acampamento. 2. Tempo psi ideal para uma "viagem".

COURAÇA DE CARÁTER (Wilhelm Reich) — Estrutura mental padrão característica dos ignocratas. (v. "ignocrata"). 2. Rigidez, obstinação, petulância. 3. Pessoa incapaz de autocrítica, ou de aceitar crítica pertinente de terceiros. 4. Armadura medieval do Ego temeroso de incorporar novos conceitos e idéias, por medo de perder a atual identidade.

DÁ UM TRATO — Saber zelar pelas condições de uso de um objeto ou de uma mulher.

DANÇAR — Ser pego em flagrante de consumo ou tráfico de droga.

"DA POLÍTICA" — Consumidor contumaz de drogas narcóticas.

DARWINISMO — Teoria que explica a "origem das espécies" através do princípio anacrônico da "seleção natural". Estudos científicos recentes afirmam a impossibilidade, a impostura dessa teoria. Cientistas atuais afirmam que o planeta Terra teria de ter uma idade muito maior, para que o processo de "seleção natural" fosse possível.

DESCHAVAR — Pressionar entre os dedos pedaços de maconha para fazer um baseado.

DEUS (Deuses) — Ser material portador de conhecimentos tecnológicos muito superiores ao atual estágio de desenvolvimento PSI do Homo sapiens.

DORMIR DE TOUCA — Hesitar, vacilar. 2. Não ter firmeza.

DR. FANTÁSTICO — Personagem central do filme dirigido por Stanley "Laranja Mecânica" Kubrick. Satiriza a mentalidade cromagnon "sapiens" ultraparanóica dos civis e militares norte-americanos que exacerbavam o nacionalismo defensivo no período da "guerra-fria". Objetivo: fazer o Congresso liberar bilhões de dólares em projetos de destruição atômica que denominavam cinicamente "de Defesa". Henry Kissinger, na época o "dr. Fantástico", ganhava milhões de dólares como secretário de Defesa para advogar, dentro dos escalões governamentais, as fantásticas verbas destinadas a engordar as contas bancárias da "patota" de ignocratas do "complexo industrial-militar".

DURANGO KID — Duro, sem grana. 2. Disposição marginal para conseguir comida e dinheiro. Em junho de 1992, centenas de trabalhadores sem trabalho reivindicavam nas ruas, em passeatas, enquanto a "EGO/92" acontecia, o direito elementar de poder trabalhar para ter o que comer, e morar em favelas. Eles clamavam o slogan: "Queremos trabalhar ou vamos saquear".

ECO/92 (EGO/92) — Fórum global da ONU sobre ecologia e meio ambiente. Técnicos em várias especialidades do conhecimento burocrático poderam observar de perto os Egos governamentais em inútil desfile de vaidade.

"ELES" — Ignocratas de mentalidade cristalizada, portadores de uma "couraça de caráter" medieval. Os parlamentares envolvidos no escândalo do orçamento, o frio assassinato da Branca de Neve dos Sete Anões do Orçamento, os presidentes das oito principais empreiteiras envolvidos no mesmo escândalo, são exemplos do que se denomina, em linguagem hippie, por "eles".

ENCARAR — Cismar.

ENCARNAR — V. verbete anterior.

ENTOCAR — Esconder.

ENÍGMA DE ANDRÔMEDA — Filme de Roberto Wise (1971), roteiro do romance de Michel Crichton. Microorganismo alienígena trazido à Terra por satélite americano cai numa pequena aldeia do Novo México matando sessenta e seis de seus sessenta e oito habitantes. O vírus alienígena coagula o sangue das vítimas. Um laboratório subterrâneo secreto é construído para pesquisar a sobrevivência de uma criança e de um idoso, únicos que saíram vivos da catástrofe. O laboratório está programado para destruir-se, se o vírus escapar ao controle da pesquisa.

EPICENTRO  —  Ponto da superfície terrestre mais próximo de um terremoto.

EPIFANIA  —  Aparição ou manifestação divina. 2. Festividade religiosa na qual celebra-se tal manifestação. 3. Dia de Reis.

ERA MESOZÓICA — Nela, a fauna e os sáurios atingiram grandes dimensões. Inicia-se a transição entre mamíferos e pássaros. Em seu final surgem os primeiros mamíferos terrestres: os marsupiais. Duração: 150 milhões de anos.

EROS — Instinto de vida em oposição ao de morte.

ERVA — Fumo, pango, mato, coisinha, bengue, maconha.

FC — Ficção científica.

FEEDBACK CONTROL SIGNAL — Sinal de controle de realimentação. 2. Parte do sinal de saída que retorna à entrada com a finalidade de produzir determinado efeito. 3. Serve para programar a rapidez da resposta.

FIGURINHA (Trocar figurinha) — Pequenas transações. 2. Diálogos tatibitates.

FISSURA — Necessidade urgente. 2. Dependência iminente de droga.
FLAGRA — Flagrante.

FLAPS — Dispositivo da parte posterior e inferior das asas das aeronaves, entre a fuselagem e o "aileron". Destina-se a diminuir a velocidade nas aterragens.

FREUD — Neuropsiquiatra austríaco (1856/1939).

FREUDIANO — Conjunto de teorias e métodos psicanalíticos.

FULL-TIME — Todo tempo.

FUQUE-FUQUE — Onomatopéia: o som da palavra lembra aproximadamente o entrar e sair do pênis na vagina.

GANHAR ("Fazer ganhos") — Pequenos furtos.

GERAL — Revista policial ampla, total e irrestrita.

GRILO — Temor, medo, paranóia, cisma.

HABITAT — Lugar de vida de um organismo. 2. Características ecológicas de um lugar específico, habitado por uma espécie de organismo ou de população.

HEIDEGGER — Filósofo existencialista alemão.

HIPERESPAÇO — Universo paralelo aonde inexiste a quarta dimensão: o Tempo. Presume-se contenha dez vezes mais massa do que o universo visível. Acreditam os físicos modernos na existência de "fendas" no "continuum espaçotempo". Através do conhecimento delas e da tecnologia adequada, ufonautas podem vencer distâncias interestelares em velocidades muito superiores à velocidade da luz (300 mil km p/s), por transferência instantânea (TIT) ou teletransporte.

HIPNOTISMO — Ramo da ciência que lida com hipnose. 2. Estado mental semelhante ao sono, provocado artificialmente, a pessoa hipnotizada obedece às sugestões do hipnotizador. 3.-Seu induzimento e efeitos.

HIPPIE — Membro de grupo não-conformista. 2. Pessoas que vivem à margem da sociedade tradicional, tanto na aparência pessoal, como nos hábitos e idéias de paz, amor, respeito aos direitos humanos e de preservação ambiental.

HÔME ("Os zhôme") — Canas, samangos, policiais, a repressão.

IDEOPLASMA — Idéia não verbalizada, permanece dentro da mente enquanto criação e projeção subjetiva. 2.-"Os olhos da alma". 3.-Através de "ideoplasmas" é possível manter um diálogo telepático.

IGNOCRATA — Mercenário do colarinho branco, aparência à terno e gravata. Muitos deles com formação acadêmica e nível universitário. 2.-Pessoas com mestrado, por vezes doutorado, em subserviência aos comandos das lideranças políticas ao estilo da herança genética do grande líder cromagnon do "povo do outro lado do rio". (V. "compulsão cromagnon").

IMPERATIVO CATEGÓRICO — Proposição filosófica que encerra uma ordem absoluta, a ser cumprida sem condições de negociação.

INCERTA — Geral inesperada.

INFLAMAÇÃO — Concentração excessiva de pessoas em determinado local. Muito movimento.

INSIGHT — Compreensão intuitiva, repentina, de comportamentos, atitudes. 2. Súbita solução de um problema.

INTENCIONALIDADE DA CONSCIÊNCIA —  Caráter da consciência. 2. A cada atitude consciente corresponde um controle da essência da consciência em si mesma. 3. Consciência da consciência. 4. V. conceito heideggeriano de "intencionalidade".

IPSIS LITTERIS — Literalmente. 2 -Ao pé da letra.

JOULE — Unidade elétrica que leva o nome do físico inglês James Prescott Joule.

JUNG (Carl Gustav) — Psicólogo e psicanalista suíço (1875/1961). Autor da "teoria dos arquétipos".

KNOW-HOW — Conhecimento do processo ou maneira de fazer algo. 2. Habilidade, destreza. 3. Experiência pertinente. 4. Discernimento técnico.

LARICA — Apetite incomum e súbito devido ao consumo de cannabis.

LASCAUX — Caverna natural nessa localidade, com desenhos de arte paleolítica datados de 25 mil anos, gravados na parede e no teto da gruta. O colorido e o estado de perfeita conservação das pinturas causou grande perplexidade aos antropólogos e a outros historiadores, quando descobertos. A gruta foi fechada à visitação pública em 1963, visando preservar essa obra de arte insubstituível. O grande afluxo de turistas e a luz de projetores para filmagens contribuiu para o crescimento de algas verdes, microscópicas, que começaram a corroer a rocha.

LAZEIRA — Males, desgraça, mediocridade, miséria. 2. Grande apetite para consumir e participar de "novidades".

LEI DE GÉRSON — "Leve a maior vantagem possível, foda-se o resto do mundo". 2. Lei vigente nos meios ignocratas.

LEO SPRINKLE — Professor de Psicologia da Universidade de Wyoming - EUA.

LEROS — Diálogos, papos, trocas de idéias.

LOQUE — "Xarope", chato, tedioso, enfadonho. 2.-Sujeito que ganha dinheiro para sugar e lamber  órgão sexual feminino.

LUNA BAR — Um dos recantos da boemia da zona sul carioca. Ex ponto alternativo do bairro do Baixo Leblon.

MANGA-ROSA — Maconha com alto índice de TetraHidroCanabiol (THC).
MARCAR — Pisar na bola, falhar.

MARESIA — Odor de cânhamo.

METEORITO — Massa de pedra ou metal proveniente do espaço exterior. Penetra na atmosfera terrena atraído pela força de gravidade. Através da força de atrito atmosférico incendeia-se, originando intensa luminosidade, transformando-se desta forma em meteoro.

MIGO — Amigo.

MILONGA — Intriga, manha, dengue.

MINA — Garota. 2. Mulher nova.

MINGOTE — Baseado.

M I T — Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Nele funciona o mais avançado laboratório de pesquisa de "inteligência artificial" dos EUA.

MODUS-VIVENDI — Modo de viver. 2. Acordo pelo qual duas partes em litígio se podem tolerar  mutuamente.

NASA — Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço. Responsável pelo programa espacial dos Estados Unidos. A NASA admite a realidade do fenômeno UFO, mas não possui explicação oficial para ele. Liberou para a imprensa fotos de OVNIs próximos à sondas e a outras engenhos espaciais terrenos. A exemplo das fotografias do astronauta McDivitt, em 4 de junho de 1965, no período de vôo da Gemini IV. Em setembro de 1993, pesquisadores e cientistas da NASA acusaram a administração da agência espacial americana de boicotar as comunicações com a "Mars Observer", visando interromper as pesquisas sobre extraterrenos em Marte. A mesma agência, ao custo de 100 milhões de dólares, investiu em dois super-radiotelescópios para auscultar sinais de rádio provenientes de pontos distantes da Via Láctea. De 9 de maio de 1990 a 10 de outubro de 1986, sondaram-se "bips", em vários locais do planeta Terra provindos das constelações de Ofiúco, Cassiopéia, Virgem, Peixes e Sagitário. Astronautas americanos que relataram contatos com OVNI: Ed White e McDivitt  (Gemini IV), Frank Borman e James Lovell (Gemini VII), Young e Collins (Gemini X), P. Conrad, D. Gordon e E. Bean (Apollo XII).

NEANDERTAL (-350 mil a -40 mil anos) —  Paleantropídeos: homem de Neandertal, homem  de La Chapelle-aux-Saints, homem de La Ferrassie.

NEANTROPÍDEOS (-40 mil a -10 mil anos) —  Homo sapiens "sapiens". Tipos de homem moderno: Cromagnon, homem de Grimaldi, homem de Chancelade.

NOÇÃO DE COMPLEMENTARIDADE —  Manifestações diferentes de um mesmo fenômeno, que só podem ser medidas ou observadas separadamente, nunca simultaneamente.

ODISSÉIA — Poema épico grego de Homero. Narra as aventuras de Ulisses ao voltar à pátria, Ítaca, após a conquista da cidade de Tróia.

OPUS DEI ("Obra de Deus") — Kenneth Woodward, jornalista americano, denunciou em livro recente, que a Opus Dei, com oitenta mil membros em todas as nações do mundo, dirige a hierarquia da igreja católica. Representa este número, a quantidade de militantes recrutados no topo da "pirâmide social". Pressionado por ela, o papa João Paulo II beatificou o padre espanhol Josemaria Escrivá de Belaguer e Albás (1902/1975). Ex-colaboradores da Opus Dei denunciaram as relações de Escrivá com a ditadura do gal. Franco. Padres dessa irmandade lutaram nas tropas da espanha franquista ao lado do nazismo alemão.

OUTSIDER — Pessoa socialmente marginalizada.

OVNI — Objeto Voador Não-Identificado.

PALMTOP — Micro computador de muitos recursos de memória aritmética, lógica e digitação que, apesar deles, cabe na "palma da mão".

PASSAR BATIDO — Não estar em condições de atuar com presteza numa determinada situação. 2.- Ignorar uma oportunidade de "levar vantagem".

PAULEIRA — Intensidade.

PAULISTA ("Paulistinha") — Baseado de grupo que é aspirado apenas uma vez antes de passar para a mão de outro consumidor.

PEDRA — Comprimido de ácido lisérgico.

PEIXE — Tudo que cai na rede. 2. Pessoa vítima de armação.

PENTE-FINO — Operação policial repressiva e minuciosa.

PERSONA — Personalidade provisória. 2.  No Teatro Grego a máscara que os atores usavam para personificar personagens humanos e deuses. 3. Modelo simbólico de representação.

PIANÍSSMO — Perfeito, sem arestas.

"PIGEONS" — Nome para alcagüete nos EUA. 2.-"Cachorrinho dos hôme" na gíria carioca.

PIQUE — Disposição vital. 2. Alto padrão de atividade.

PISAR NA BOLA — Errar na avaliação parcial ou total de uma transação.

PORRALOUCA — Chulo, inconseqüente.

PRANA — Energia vitalizante aspirada do ar através de técnicas hindus de respiração.

PREMONIÇÃO — Sensação antecipada de situações que estão por acontecer. 2. Presságio, pressentimento.

PRESENÇA — Pequena quantidade de cânhamo que se passa a outrem sem que haja remuneração, troca ou lucro. 2.- Gesto de amizade.

PRINCÍPIO DE INCERTEZA (de Heisenberg) —  Possibilidade de existência não significa necessariamente existência. Para se conhecer algo, é preciso interagir com o objeto do conhecimento. A interação introduz perturbação na propriedade que se deseja determinar, interfere no objeto em estudo que não se dá a conhecer de maneira exata.

PROBABILIDADES DOMINANTES — Termo usado por Wolfgang Pauli. Define as relações reais e virtuais entre psicologia e microfísica. (V. "noção de complementaridade").

P S I — Processo mental envolvido na manifestação de fenômenos parapsicológicos (telepatia, telecnésia, tele, precognição, premonição, ectoplasma, etc.). Inexiste explicação científica, exceto experimental, para tais fenômenos.

QUÂNTICO (Mecânica Quântica) — Ocorrência de fenômenos discretamente percebidos ou quantificados. 2.-Parte da física que investiga os fenômenos com partículas, átomos e moléculas. 3.- At.: A teoria clássica dos processos de pesquisa subatômicos, após sua vigência, tornou-se obsoleta.

QUEIMAR O FILME — Erro inesperado numa avaliação de transação de droga, em que alguém é detido pela repressão, por venda ou consumo.

QUENTE — Confiável.

RANGO — Alimento, comida.

RAPÉ — Pó fino de haxixe.

RAUS HIER — Em alemão significa "não enche o saco" ou  "dá o fora".

REI DOS ANIMAIS — Afirmam ser o leão, é o Homo sapiens e sua descendência, quando sujeitos a surtos, pessoais e coletivos, de qualquer das formas de Compulsão Cromagnon.

ROLAR UM FINO — Fumar um cigarrinho de cannabis.

RUBENS TEIXEIRA SCAVONE — Autor de livros de FC: "Diálogo dos Mundos", "Degrau para as Estrelas", "Passagem para Júpiter" (livro de contos), "O Homem que viu o Disco Voador".

SAMPA — São Paulo.

SAUCERIANO — Nome genérico de seres que pilotam UFOs. Poupam-se, por motivos manifestos, de contatos prolongados e oficiais com lideranças "sapiens".

"SEM DESTINO" — Filme de grande sucesso de bilheteria, enfoca situações vividas por personagens da contracultura nos Estados Unidos.

SESSÃO CORUJA — Baseado noturno.

SE TOCAR — Perceber com nitidez.

SINGULARIDADE ISOLADA — Ponto singular com pelo menos uma vizinhança que o envolve, e com a qual inexistem outros pontos singulares.

SOCIABILIDADE — Característica de pessoas que buscam viver em companhia de outras com semelhantes afinidades sociais.

SOMBRA — Arquétipo dos instintos animais destrutivos. 2. Herança dos ancestrais "sapiens" muito presente nos políticos "sapiens" da chamada "modernidade". 3.Tendência selvagem da psique ignocrata na Psicologia Analítica de Jung.

STARNAUTA — Tripulante de nave estelar.

SUPERESTRUTURA — Complexo de ideologias religiosas, filosóficas, jurídicas e políticas de uma classe social dominante, remanescente da metodologia do arquétipo de liderança cromagnon do "povo do outro lado do rio".

TABU — Proibição imperativa das sociedades primitivas e atuais. Relaciona-se com pessoas, objetos e lugares supostamente sagrados. A transgressão do Tabu cria complexos sentimentos de culpa no transgressor. Quando acontece, tais sentimentos provocam autopunição, ou conduzem-no subliminarmente à busca de punição pelos representantes das tradições e costumes. Costumes e tradições maior parte das vezes, obsoletos.

TÁ LIMPO — Nada contra.

TANATOS — Conjunto de impulsos instintivos de agressão e morte em oposição a Eros.

TATIBITATE — Chulo, comum, banal, previsível.

TERAPÊUTICA — Parte da medicina que estuda a exercita os meios mais adequados para atenuar sintomas e curar doenças.

THOMAS MORUS — Escritor inglês (1480/1535). Criou a idéia, o conceito, a lei que não se faz prevalecer ainda nos dias de hoje, de que a função política das verbas dos eleitores, gerenciadas pelos governos, é proporcionar excelentes condições de vida aos povos sob a tutela de suas respectivas lideranças.

TIRA-BOTA — Relação sexual de pouca duração.

TIRAR UMA CASQUINHA — Flertar com mulheres namoradas de terceiros.

TOILETTE DAS ESTRELAS — Banheiro ao ar livre.

TRANSAÇÃO — Barganha, negócio, trampo.

TVVISÃO — Transmite ao tvespectador padrões de ação, emoção e reação que nivelam por baixo a percepção, pessoal e coletiva, que as pessoas mantêm de si mesmas e da sociedade. Cria subliminarmente comportamentos "normais" e anti-sociais que infantilizam o tvespectador, transformando-o em mero objeto do consumo de comerciais e entretenimentos.

TX — Táxi.

UFO (Unknown Flying Object) — Objeto Voador Desconhecido.

VACILAR — V. "dormir de touca".

VAPOR — Traficante de maconha.

VERDINHA — Cânhamo, marijuana.

"VIAJAR" — Estar fora provisoriamente do padrão de percepção ambiental considerado "normal".

WOLFGANG PAULI — Físico Prêmio Nobel (1945), austríaco. Descobriu o "princípio de exclusão quântico". Afirmou que o inconsciente espande-se para além da terapêutica, como se fosse um "universo em expansão". Acreditava que o inconsciente é um complexo sistema cibernético, ao modo de uma  "eletrônica cósmica a nível quântico".

WURM (Glaciações I, II, III e IV) — TEMPO: -60 mil a -12 mil anos.

DIVISÃO GEOLÓGICA: Plistocênico recente. CLIMA: muito frio, frio seco, temperado e úmido. FAUNA: rena, bisonte, mamute, rinoceronte, cavalo, marsupiais. DIVISÃO ARQUEOLÓGICA: paleolítico superior. ESTRATOS: aurinhacense, solutrense, magdalenense. INDÚSTRIA: Ponta de ossos com base fendida, raspadeiras carenadas, buril com bico de papagaio, arpões de esgalho de rena, olaria. MODO DE VIDA E CIVILIZAÇÃO: caça, gravura e escultura em osso e pedra. Estatuetas femininas, estrutura organizada de habitação, arte figurativa e animalística (grutas de Lascaux e Altamira). CARACTERES: 1,65 m, fronte elevada, arcadas supraciliares salientes, face achatada, queixo sem prognatismo. TIPOS DE HOMINÍDEOS: paleantropídeos e neantropídeos.

XANINHA — Órgão sexual de garota adolescente.

XIITA — Membro dos xiitas, fanáticos muçulmanos partidários de Ali, primo e genro de Maomé. 2. Em oposição os sunitas sustentam só serem autênticas as tradições do Profeta transmitidas através de membros de sua família.

YIN-YANG — Força dupla e complementar que abrange todos os aspectos e fenômenos da vida.

ZICA — Falta de sorte.

ZONA — Lugar de influência restrita submetida a um regime especial de ascendência, predomínio ou poder.  2. Ação PSI não autorizada que uma pessoa exerce sobre outra.  
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 22/02/2011
Alterado em 19/10/2013


Comentários