Textos

Leituras De Aprendiz: A Criação De Seu Texto (II)
ESTÁGIO 1 - 11ª SESSÃO
“INCRÍVEL, FANTÁSTICO, EXTRAORDINÁRIO”
Exercício 21 (120 min)

Redija um texto livre (livre dizer é só dizer) sobre inventar, presumir, supor, fantasiar. Que bicho é esse chamado imaginário pessoal, popular, coletivo? Tem parte com o sonho, o devaneio, a crendice, a superstição, a fantasia, o folclore? A começo ou afinal, que vem a ser imaginação? Escreva alguma coisa que lhe venha à cabeça a respeito daquele sonho esquisito que você sonhou. Algo estranho que tenha acontecido com você. Nada demais. Apenas diga das imagens, das sensações que teve. Ficou com medo, não dormiu, contou a alguém? Qual a opinião de outra pessoa sobre ele? Esse acontecimento ainda lhe impressiona de alguma forma?

Como você o interpretou? Que acha que ele quis dizer? Livre escrever é só escrever. Não alimente inibições. Ninguém vai esnobar ou ironizar o que você sonhou. Mesmo porque todo mundo sonha ou já sonhou. Ninguém vive sem sonhar. O sonho é o coração dinâmico de sua vida mental. E muita gente (mais do que você pensa) não consegue interpretar os próprios sonhos de maneira a decifrar as mensagens que seu inconsciente está tentando passar para você melhorar seu conhecimento de si mesmo e compreender melhor a própria vida.

Psicanálise é uma grana. Nem todo mundo tem. Grana. Para a psicanálise. E aí?

Se não tem sonhado, ou não se lembra dos sonhos, invente um sonho para você. A simplicidade é a mãe de todas as “fadas”, infantis, juvenis e adultas. Alguns poetas acreditam que escrevem sob a influência das “musas”. Desde a antigüidade Clássica dizem que as “musas” inspiram as poesias. Com ou sem “musas”, descreva um sonho, sonhado mesmo, ou inventado. Você decide: com ou sem poesia.

Sonhos são sequências de fenômenos psíquicos que ocorrem durante o sono. Sonhar é sempre uma experiência instigante. Seja agradável ou aflitivo, os sonhos trazem muitas sensações ao sonhador. Se ao despertar lembra-se de parte dele, é possível que possa também desvendar seu significado se a pessoa que sonhou é atenta às influências que estão em curso em sua vida diária. Sonhos, por vezes indicam caminhos que o sonhador deve seguir. Segundo “tio” Freud, eles, os sonhos, são sempre realizações de desejos reprimidos do sonhador.

Você lembra de algum sonho que se destacou dos demais por ter causado forte impacto em seu psiquismo? Você lembra dele completamente, ou apenas em parte? Que acha que ele quis dizer? Você acredita que sonhos representam mensagens inconscientes para você dirigir melhor sua vida em certa direção?

Exercício 22: Escreva as impressões sobre seu sonho que lhe causou mais impressão. Você acredita que sonhos podem antecipar (premonitórios) os acontecimentos? Na antiguidade as pessoas acreditavam que estavam diretamente associados a seres de outras dimensões, sobrenaturais. E que eram portadores de mensagens divinas. Você, o que acha? Redação final: mínimo de 30 linhas.

("PLIM-PLIM")


ESTÁGIO 1 - 12ª SESSÃO
“AMIZADE CONTAGIADA”
Exercício 23 (120 min)

Carta para uma pessoa conhecida mencionando uma terceira, portadora do vírus da AIDS. Nela você expõe seus sentimentos para com esse terceiro indivíduo que você não encontra faz um lustro. Mencione acontecimentos que partilharam juntos: escola, festas, bate-papos, opiniões. Compartilhe os momentos de amizade juvenil. Quais os interesses culturais da pessoa infectada? Que acha você de que modo ele (ou ela) deve estar reagindo?

Gostava de cinema, teatro, poesia, esportes radicais, de viajar, de ler? Professava alguma religião? Era ateu? Como acha que tal pessoa está reagindo ao folclore crônico da epidemia? Esta pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual? Os familiares estão fornecendo apoio moral, financeiro? De que modo ele(a) foi infectado?

Por razões humanitárias, você quer ajuda da pessoa para a qual está a escrever a carta, no sentido de obter subsídios para uma reaproximação, também via carta. Os laços de amizade que uniam vocês foram suficientes para hoje você querer reatar contato. As funções orgânicas, físicas e mentais do aidético estão normais? A doença manifestou-se numa fase aguda, ou a ingestão de medicamentos permitem uma vida normal?

Ao escrever a carta, procure mostrar solidariedade sem cair na argumentação piegas. Qual a melhor maneira de argumentar no sentido de levantar o moral da pessoa em questão? Justifique seus sentimentos por querer vê-la recuperada. Use argumentos informativos que sugerem uma possível cura, senão, o novo “status” médico da doença, que não é mais considerada mortal, mas crônica.

Lembre das razões, não apenas as humanitárias, mas as que justificaram a admiração e a amizade pela pessoa em pauta, quando você a conheceu quando fazia o colegial. Mencione outras amizades de então, professores, o diretor do colégio, as características pessoais de alguns colegas de classe. Memorize momentos de satisfação e humor. Momentos que justifiquem o gesto de amizade que motivou a carta.

Leitura dos textos e comentários.
Exercício 24 (reescrevê-lo em casa)
Redação final: mínimo de 30 linhas.

("PLIM-PLIM")


ESTÁGIO 1 - 13ª SESSÃO
“IMPRESSÕES DOMÉSTICAS”
Exercício 25 (120 min)

Uma redação sobre a figura dos pais. Que acha deles? Sua mãe padeceu no paraíso, ou nele se diverte? Ainda padece ou ainda agora se distrai nele? O que é o “lar doce lar” para você? Um lugar agradável, no qual você pode conversar francamente, ser ouvido, ouvir, emitir opiniões sabendo que vão ser consideradas? Ou não é bem assim? O pessoal ler jornal, revistas, livros, ou o divertimento único é a tvvisão? Seus pais mantêm um diálogo constante ou ele é apenas circunstancial?

Com que tipo de pessoas eles se relacionam? Fazem visitas, são visitados? De que maneira as amizades deles são simpáticas ou não? Nas festas de aniversário canta-se tipo karaokê? O que sua família representou para você? O que representa? A alguma preferência da parte de um e de outro por algum irmão? Você acha que ele ou ela privilegiam alguma irmãzinha? Seus irmãos e irmãs estão casados? Há algum solteiro? Seus sobrinhos são umas gracinhas de crianças, do tipo que você daria tudo para não vê-los nunca? Em dias de visita de sua irmã ou irmão, você gostaria de não estar em casa? Seus irmãos eram pentelhos demais ou apenas aborrecentes?

Sexualmente, todos tiveram e têm comportamento considerado “normal”? Entre seus irmãos e irmãs há alguém com desvio padrão de conduta?, com alguma doença grave, física ou mental? De qual irmão você mais gosta e respeita? Por quê? Nos colégios que estudaram algum deles se destacou? Que fazem hoje? De que forma vocês se veem?

Seus pais estão vivos? Quer estejam presentes ou tenham passado desta para a melhor, descreva que tipo de sentimentos você mantém dela ou dele. Você amadureceu esses sentimentos? Que diz sua voz interior a propósito das relações familiares? Elas podem melhorar? De que forma? Você faz alguma coisa neste sentido? O quê? É suficiente? Há muito conflito em sua família? As pessoas nela conversam entre si? Quais os pontos de maior concordância, e os que geram mais desavenças?

Vc sabe o que é "Controle Mental Monarca?" Este controle busca tirar a criança, o adolescente ou o adulto de sua programação mental dita normal segundo os padrões da educação formal e familiar. Com o objetivo de nela inserir interesses que não são dela ou considerados antinaturais.


Leitura dos textos e comentários.
Exercício 26 (reescrevê-lo em casa)
Redação final: mínimo de 30 linhas.

("PLIM-PLIM")


ESTÁGIO 1 - 14ª SESSÃO
“A CATA CULTURAL”
Exercício 27 (120 min)

Escreva suas impressões sobre os programas de tv. Das novelas que você assistiu e das que você assiste, se acompanha alguma, o que mais chama sua atenção? Em quais figuras dramáticas você mais se liga? Diga alguma coisa sobre os filmes que tem visto. Quantos livros você leu no último semestre, somente os didáticos? Seu pai assina algum jornal diário? Uma revista semanal? Descreva a personagem ou as personagens literárias que mais fizeram sua cabeça. Com quais amigos ou amigas você mais se identifica? Por quê? Gosta de estórias em quadrinhos? Quais? Fale sobre os divertimentos que elas proporcionam.

Como você se distrai? Costuma ir ao clube, ao shopping, a shows, ao teatro, à biblioteca? Que achou do último salão de humor? Você tem micro em casa? Sim? liga-se na Internet? Quais os “sites” (endereços) de sua preferência? Costuma sintonizar o rádio em quais programas? Das revistas à venda nas bancas de revistas quais as que você costuma ler? Que mais lhe agrada nelas?

Em suma: como você se diverte e adquire cultura? Você está satisfeito(a) com esses meios de entretenimento, ou acredita que poderiam fornecer melhor padrão de comunicação e desenvolvimento intelectual e comportamental? Você acredita que muitas vezes eles são transmissores de ações de violência e ultraviolência que terminam influenciando o comportamento de muitos indivíduos na sociedade?

Você acredita que a atual onda de coação e constrangimento físico e moral das pessoas (assaltos, roubos, seqüestros, estupros, homicídios) é, em parte, devido à grande publicidade que se dá aos filmes nos quais heróis e mocinhos lutam constantemente contra bandidos e marginais, nos mais diferentes segmentos da sociedade? A violência e os excessos, de uns e de outros, se confunde numa mesma intenção de domínio? Você acredita que a venda de armas contribui para a agravar a violência urbana?

Leitura dos textos e comentários.
Exercício 28 (reescrevê-lo em casa)
Redação final: mínimo de 30 linhas.

("PLIM-PLIM")


ESTÁGIO 1 - 15ª SESSÃO
“COR, MOVIMENTO E ODOR”
Exercício 29 (120 min)

Redija suas impressões sobre a leitura deste poema de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.

Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas uma borboleta
E a flor é apenas flor.
Porque o único sentido oculto das coisas
É que elas não têm sentido oculto nenhum.

(Do livro O guardador de rebanhos
Poema XL: “Passa uma borboleta por diante de mim”)

Livre escrever é só escrever. Exprima em palavras as impressões que este poema provoca em você. Se ele não lhe comove sensorialmente, diga as coisas que ele, racionalmente, provoca.

Leitura dos textos e comentários.
Exercício 30 (reescrevê-lo em casa)
Redação final: mínimo de 30 linhas.

(PLIM-PLIM")


ESTÁGIO 1 - 16ª SESSÃO
“A GALINHA CLARICEANA”
Exercício 31 (120 min)

Escreva sobre algum animal ou inseto de estimação que você conhece: cão, gato, papagaio, galinha, borboleta, aranha, barata, ou outro. Quer habite ou tenha habitado alguma dependência de sua casa, de seu vizinho, ou a residência de algum parente ou conhecido. Fale sobre a função: prestou ou presta algum serviço útil, tipo cão de guarda, guia de cego? Qual a raça, quantas vezes foi ao veterinário? Alguma história interessante sobre ele, sobre seu pedigree?

Se você não conhece nenhum, invente. Crie uma situação, quer você goste ou não de animais de estimação. Lembre daquele ensopado que, em “primeira instância” não aconteceu. Situação tirada do conto Uma Galinha, do livro Laços de Família, da autora modernista Clarice Lispector.

A empregada doméstica foi matar a galinha, mas um membro da família descobriu-se afeiçoado à penosa. Ela, que tantos ovos tinha posto, que proporcionou tantos omeletes deliciosos, que tinha uma “carinha” tão amigável, uns olhinhos afetuosos. Após mostrar todo seu afeto por ela, a fêmea do galo tornou-se membro estimado da família. E ela terminou sendo, algum tempo, uma galinha especial, escapando desta forma, provisoriamente, da panela.

“Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se anos”, conforme o último parágrafo do mesmo.

Imagine, se isso facilitar a tarefa, uma situação semelhante. Algum bicho de estimação excessivamente estimado, espécie de “dama de companhia” para alguma senhora, ou algum senhor solitário, tipo o filósofo alemão F. Nietzsche, que esnobou a companhia de qualquer ser humano. Em seus últimos anos de vida, manteve-se amigo apenas de um cão.

Leitura do conto "Uma Galinha", do livro "Laços de Família", de Clarice Lispector.

Leitura dos textos e comentários.
Exercício 32 (reescrevê-lo em casa)
Redação final: mínimo de 30 linhas.

("PLIM-PLIM")


ESTÁGIO 1 - 17ª SESSÃO
“POEMINHA PROVOCATIVO”
Exercício 33 (120 min)

Redija suas impressões sobre a primeira estrofe do poema “Ode ao Burguês” de Mário de Andrade, década de 20 (1ª geração do Modernismo):

“Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!

Mário de Andrade, escritor maior do Modernismo, um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 22, no Teatro Municipal de São Paulo, foi escritor, crítico literário, professor de piano e de história da música, e um apaixonado estudioso do folclore brasileiro. A ditadura Vargas andava em seu encalço enquanto ele trabalhava pela politização da arte.

Escreveu romances, contos, poesias, crônicas, crítica jornalística e a mais intensa correspondência de que se tem notícia entre escritores. Ela documenta fartamente a história de nossa arte. Seu mais significativo livro chama-se Paulicea desvairada, lançado logo depois da “Semana”. Em seu Prefácio Interessantíssimo valoriza a absorção dos movimentos de vanguarda europeus (Futurismo, Cubismo, Surrealismo, Expressionismo, Dadaísmo, Impressionismo) influenciados pela valorização do Inconsciente, conceito psicológico criado por “tio” Freud, que influenciou a cultura universal em todos os continentes.

A ênfase da sua composição epistolar: A oposição ao estabelecido, aos conceitos acadêmicos até então vigentes, à valorização do cotidiano, da coloquialidade, numa linguagem despojada que contribui sobremodo para demolir a estética dos paradigmas parnasianos. O estilo do “Prefácio” divulgou as idéias da poética através da qual ousava pesquisar o encontro da combinação de sons simultâneos do que denominava “verso harmônico”, através da sucessão de imagens desencontradas, seguintes umas às outras: “Arroubos...Lutas...Setas...Cantigas...Povoar...”.

Leituras do “Manifesto Antropofágico”, de Oswald de Andrade (1928).
Leitura dos textos e comentários.
Exercício 34 (reescrevê-lo em casa)
Redação final: mínimo de 30 linhas.

("PLIM-PLIM")


ESTÁGIO 1 - 18ª SESSÃO
“NOTAS PARA SEU DIÁRIO”
Exercício 35 (120 min)

Redija a primeira página de seu diário como se ele começasse a ser escrito hoje, antes de você se deitar. Subsídios para sua performance: Do despertar ao deitar-se, quais foram suas impressões sobre seu dia? Cumpriu os compromissos de sua agenda? Leu o jornal, Telefonou para a namorada(o), quais os ingredientes de seu café da manhã? Que comeu no almoço, ou não almoçou? Como foi seu dia de trabalho? Alguém pegou no seu pé? Irritou-se com alguma falta de educação? O elevador do prédio onde você trabalha parou entre dois andares? Quantos lances de escada você teve de descer a pé?

Ou seu dia transcorreu nos conformes? Ficou muito tempo à espera do ônibus? Ou estacionou o carro com facilidade? Presenciou algum acontecimento interessante, ou algum constrangimento físico ou moral? Compareceu a uma festa de aniversário, casamento, batizado? Recebeu convite inusitado da namorada(o)? Ela(e) chamou sua atenção para a promoção do Motel Praça do Prazer? Foi ao shopping sozinho(a) ou acompanhado(a) de pessoa familiar? Conheceu alguém interessante? Foi ao cinema. Comprou um cd novo ou um livro para você ou para presentear? Chegou em casa no horário de sempre? Nada ocorreu fora de uma rotina previsível? Quais foram seus sentimentos com relação às pessoas com quem conviveu?

As crianças reclamaram assistência nos estudos? Os pagamentos das mensalidade dos colégios está em dia? Seus filhos estão acompanhando os currículos escolares a contento? Como está seu relacionamento com eles? Compareceu a alguma reunião de pais e alunos? Freqüentou algum culto religioso? Adquiriu algum item da banca de revistas? Planeja fazer algum curso para melhorar seu currículo? As tensões no lar estão sob controle? Você planeja separar-se, divorciar-se? Vai fazer turismo nas próximas férias?

Leitura de conto ou crônica que enfatize um certo dia da intimidade corriqueira de alguém.

Leitura dos textos e comentários.
Exercício 36 (reescrevê-lo em casa)
Redação final: mínimo de 30 linhas.

("PLIM-PLIM")


ESTÁGIO 1 - 19ª SESSÃO
“PSICOLOGIA AMBIENTAL”
Exercício 37 (120 min)

Exercitar a memorização, a observação e a descrição: Descreva a “paisagem” interior e externa de seu ambiente de trabalho ou de sua residência. De que forma é o trinco da porta, é circular, retangular, gira para os lados, para cima, para baixo? Qual a cor da mesma? Quando você a abre tem algum apetrecho que indique que alguém está entrando na sala? Como estão dispostas as escrivaninhas, as estantes? Em que direção estão as janelas, do oeste, norte, sul, ou do nascente? Quantas gavetas têm as escrivaninhas? Quantas prateleiras as estantes? Qual a cor do forro, do piso, quantos tapetes, qual o motivo do revestimento das paredes?

Quantas luminárias? Quando você vai até a janela mais próxima, que você vê? A faixada de outros edifícios? Como são as ruas, as calçadas? Que tipo de lojas? Butiques de vestuário, de bijuterias? Você vê o Armazém Paraíba, a Ótica Veja, a Itamaraty? Um restaurante, uma lanchonete, um estacionamento, o sinal de trânsito da esquina? Uma loteria esportiva? Sua visão tem acesso ao rio Parnaíba, à Ponte Velha, à Ponte Nova, a um cursinho pré-vestibular?

Que objetos chamam mais a sua atenção. Do que você gosta mais ou antipatiza na decoração ambiental interna do lugar em que você passa a maior parte de seu tempo profissionalmente? Há som ambiente? O que você capta normalmente com seu olhar interior? Como vê o escritório ou o quarto, ou a sala de estar de sua casa, criticamente? Quais os móveis, os quadros? As pessoas com quem você cruza todos os dias, como são? Comente o aspecto físico, a disposição moral e intelectual delas.

“Livre pensar é só pensar”. —Livre escrever é só escrever. Desembaraçar-se do acanhamento, livrar-se da timidez, essa é a lei para vencer os bloqueios. Vá em frente. Ninguém vai lhe reprimir pelo que você disser. Diga tudo que vê, fale tudo o que sente. Você tem direito à livre expressão de seus sentimentos, de suas emoções e de suas idéias. Você vive numa democracia mental, onde se permite a livre manifestação dos sentidos. Você acha mesmo isto? Então, que está esperando? Abaixo o acanhamento e a repressão.

Leitura de conto ou crônica que enfatize uma situação semelhante.
Leitura dos textos e comentários.
Exercício 38 (reescrevê-lo em casa)
Redação final: mínimo de 30 linhas.

("PLIM-PLIM")


ESTÁGIO 1 - 20ª SESSÃO
“IMPRESSÕES SOBRE UMA POESIA DE H. DOBAL”
Exercício 39 (120 min)

Quais as impressões que esse poema de H. Dobal, denominado “A Cidade”, do livro “Os Signos e as Siglas” (Ed. Corisco, 1987), provoca em você?

Esta cidade sem poeira de vida
Se fecha. Se prende, se tranca
Em mil unidades de desespero.
Esta cidade
Desolada isolada
Ilha de poeira morta
Subverte o silêncio
Submerge os soluços.

M. Paulo Nunes, notável cronista piauiense da literatura mundial, nacional e regional, escreveu no Prefácio do mencionado livro: “Hindemburgo Dobal pertence com O.G. Rego de Carvalho à Geração de 45, no Piauí, responsável por uma profunda renovação temática e expressional de nossa literatura...O Modernismo de 22 ou mesmo o de 30 não tiveram praticamente expressão em nossa terra, salvo em alguns poemas de Martins Napoleão que a si próprio se intitulava um neoclássico...É com H. Dobal que surge efetivamente o primeiro poeta de feição moderna com obra plenamente realizada.”

Dê sua interpretação dos oito versos da poesia “A Cidade”. Você está de acordo com a visão do poeta? A que cidade ele se refere? Você se identifica com um dos habitantes mencionados? O poema mexe com seus brios? Qual sua opinião sobre a significação conotativa (idéias unidas pela experiência individual e/ou coletiva, a uma palavra) de “A Cidade”?

Livre escrever é só escrever, sem compromisso com tensões e repressões interna e exterior.
Leitura de conto, crônica ou poema que enfatize uma situação semelhante.

Leitura dos textos e comentários.
Exercício 40 (reescrevê-lo em casa)
Redação final: mínimo de 30 linhas.
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 16/10/2010
Alterado em 11/11/2012


Comentários