Textos

Romantismo Naturalismo Realismo Simbolismo
No Romantismo os escritores, no princípio do século XIX abandonaram as regras de composição e estilo dos autores clássicos, pelo individualismo, pelo lirismo, o egocentrismo centrado no predomínio da sensibilidade e da imaginação sobre a razão.

O Simbolismo é antes de tudo, segundo Massaud Moisés, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. A atitude estética simbolista efetua o retorno à atitude psicológica e intelectual dos românticos opunha-se ao culto do não eu, volta o egocentrismo, desta vez no Simbolismo, mais intenso que no Romantismo. Neste, a introspecção estimulava apenas as primeiras camadas da vida mental do escritor, onde se localiza os conflitos e as vivências de ordem sentimental e emocional.

Os simbolistas garimpam as zonas mais interiores do ser, aonde a sondagem chega às camadas "sedimentares" mais internas na exploração subjetiva da mente inconsciente. A afirmação do autor é pertinente ao estudo da estética simbolista. Nela, é necessária a criação de meios de expressão apropriados à manifestação de uma gramática psicológica eficaz no expressar o inusitado de suas descobertas, as manifestações de sua interioridade.

O escritor romântico tende a se identificar com as suas personagens, com o altruísmo, o desprendimento, a abnegação, a filantropia, a beleza, a força, a sensatez, as qualidades quase que utópicas, ao ideal platônico de uma existência que exalta os instintos enquanto manifestação de uma natureza harmoniosa, dos sentimentos, da imaginação e da fantasia valorizadas pelo transporte místico, pela idealização contumaz de objetivos superiores, plásticos, justos, éticos.

A atitude das personagens simbolistas vai além desses limites. A fronteira do horizonte subjetivo romântico é mais próxima da expressão realizada de sentimentos e estados de alma idealizados. O mundo da fantasia e do imaginário simbolista se permite "contaminar" pelo Inusitado, pelo Flutuante, pelas Oscilações subjetivas, pelo Vago, o Oculto, o Mistério, a Ilusão, a Solidão metafísica.

O escritor e o poeta simbolistas são mais ricos em imagens e vivências históricas e inconscientes. Ele ingressa no mundo do símbolo e do misticismo, por vezes para trazer a significação mais real, a simbologia mais atualizada, para traduzir imagens oníricas, e inconsistentes, proporcionando-lhes uma interpretação mais adequada de seus conteúdos, até então existentes apenas no mundo da névoa intraduzível dos significados inconscientes.

No texto (simbolista) há uma forte presença da sinestesia e da aliteração na primeira estrofe. A presença do sugestivo, do abstrato: "Na messe que enlouquece, estremece a quermesse..."
"O sol, celeste girassol, esmorece..."

"Fogem fluidas, fluindo à fina flor das feras..."

Na segunda estrofe há a presença da aliteração, sinestesia, emprego de sensações, uso de termos ligados ao mundo significativo das fantasias:

"As estrelas em seus olhos brilham com brilhos sinistros..."
"Cornamusas e crotalos."

Na última estrofe a sugestividade de imagens vagas, não vistas:
"Soam vesperais ao cair as Vésperas...
Uns com brilho de alabastros,
Outros louros como nêsperas,
No céu pardo ardem os astros..."

No texto (ultra-romântico) Este inferno de amar, na primeira estrofe, descreve o amor como um sofrimento, ao mesmo tempo como algo que dá prazer.

"Este inferno de amar como eu amo!
Quem me pôs aqui na alma...
Quem foi?"

Existem dois momentos na poesia: "O passado, a outra vida que vivi..."
No segundo momento, quando encontra a amada:

"Em que paz tão serena a dormi!
Oh! Que doce era aquele sonhar..."

Direciona o amor à imagem idealizada da mulher a sonhar:

"Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o Sol tanta luz!
E os meus olhos que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? Não, não sei;
Mas essa hora, a viver comecei!"

O texto II (realista) é um poema racional, onde o amor não é direcionado a apenas uma pessoa, é sim, plural, se estende a outras categorias, mescladas com problemas gerais da vida:

"Os que amei, onde estão? Idos,
Dispersos,
Arrastados nos giros dos tufões,
Levados, como em sonhos,
Entre visões,
Na fuga no ruir dos universos."

Na 2ª estrofe nota-se a presença de um saudosismo mórbido, uma espiritualidade surgida de uma suposta conversa com alguém que morreu, e também uma volta ao passado (saudosismo):

"Eu mesmo com os pés também
Imersos
Na corrente e à mercê dos turbilhões,
Só vejo espuma lívida, em cachões,
E entre ela, aqui e ali, vultos
submersos...
Mas se paro um momento, se consigo
Fechar os olhos, sinto-os ao meu lado."

Na 3ª estrofe o amor é visto como sagrado, eterno, bom idealizado:

"De novo, esses que amei vivem comigo,
Vejo-os e ouvem-me também,
Juntos no antigo amor, no amor sagrado,
Na comunhão ideal do eterno Bem!"

O Realismo preocupa-se apenas e suficientemente com o presente, com o contemporâneo.

No texto II (realista) o amor outra vez aparece como indirecionado. A pluralidade enquanto característica do realismo: o personalismo cede espaço ao universalismo. A volta ao passado é o enfoque objetivo da idealização. No texto III (simbolista), há a busca de uma essência ao invés da realidade. O cultivo do Vago, do Oculto. O Mistério permitindo sondar o que há além da realidade tangível. A linguagem simbolista sugere imagens, há a presença da sinestesia. As palavras evocam, não descrevem. Há, desta forma, uma aproximação simbólica com as "realidades" ou "ausências" inefáveis.

Massaud Moisés afirma no texto sobre o simbolismo: "As origens remotas do Simbolismo devem ser buscadas no Romantismo: o primeiro é uma espécie de continuação do segundo, com características próprias. Quando mais na frente se examinaram as doutrinas aceitas, as idéias definidas que foram defendidas pelos simbolistas, o nexo entre as duas estéticas patenteou-se claramente."

A geração de 1870 estava à altura dos Vencidos da Vida (1887). Em pauta uma visão menos radical, menos cientificista da realidade. Atenuaram-se os ímpetos revolucionários. Houve um reencontro com os valores éticos e estéticos repudiados até então. Nascia uma nova geração sob as influências das várias correntes estéticas e ideológicas, francesas e alemãs. Essa geração, motivada pelo entusiasmo reformador, irradiava suas influências a partir de duas revistas acadêmicas de Coimbra:

Os Insubmissos e a Boêmia Nova (1889). Colaboradores: Eugênio de Castro, Alberto Osório de Castro, Alberto de Oliveira, Antônio Nobre, Agostinho de Campos e outros. Os grandes nomes das letras francesas dos movimentos simbolista e decadentista foram divulgados. Os posicionamentos do Realismo, a partir de 1890, coincidem com os postulados simbolistas. Houve uma simbiose, uma identificação, entre ambos os movimentos literários.

As origens mais memoráveis do Simbolismo, estão no Romantismo, na França, em Baudelaire, As Flores do Mal (1857). Elas, as Flores (a teoria das correspondências, surgida de um de seus sonetos), inauguram a revolução poética da qual brotou o Simbolismo, assim como outros "ismos": o Decadentismo, o Surrealismo, o Dadaísmo, o Impressionismo, o Expressionismo, o Fauvismo, e outros.

O Decadentismo surgiu de um artigo de Paul Bourget, editado em La Nouvelle Revue, n° 13 de 1881. Nele o escritor chamava a atenção para a idéia de evidente decadência na poesia de Baudelaire, de um soneto de Verlaine, Langueur, que evocava imagens da decadência romana, a aversão pela ação, a convicção de que a vida não vale a pena ser vivenciada.

Os decadentistas preconizavam a anarquia, as perversões, o satanismo, o pessimismo, a morbidez, a histeria, o rompimento do comportamento ditado pela realidade trivial. Para substituir as seqüências de rotinas da cultura estabelecida, investiam na quimera de significação abscôndida, adamantina, flavescente, lactescente, hiernal, marcescente, radiante, lourejante. Aproximavam-se dos realistas e naturalistas que também combatiam a sociedade em evidente decomposição dos costumes. O Decadentismo, algum tempo depois, se estabeleceu como Simbolismo.

Em Portugal o movimento Simbolista inicia com a publicação de Oaristos, de Eugênio de Castro, em 1890. No Brasil, Missal e Broquéis, dois livros de Cruz e Souza, em 1893, iniciam o movimento simbolista. É oportuno lembrar que o Simbolismo surgiu de um repúdio coletivo à estética parnasiana.

Ciência e Razão são as palavras mágicas, a partir das quais a realidade deveria ser observada, esmiuçada, explicada, compreendida. Um pouco depois, no final do século XIX, essas explicações da realidade não mais eram suficientes para satisfazer a curiosidade e promover as respostas das pessoas

18/09/86: Jean Moréas edita no Figaro Littéraire, ?Un Manifeste Littéraire?. Ele, Simbolismo, passou a ser definido enquanto uma sensibilidade inimiga da falsa sutileza, do ensinamento acadêmico, da declamação afetada, da descrição objetiva de significados. Uma nova sensibilidade está em voga. Proclamada da França para o resto do mundo.

Fica claro que o movimento simbolista não é uma degeneração produzida pela atrofia do Romantismo. É uma segunda onda da mesma maré. Mais que isso: é uma outra maré, de um mar de sensações nunca dantes navegado. O Romantismo superava os ideais do Classicismo: era uma revolta do indivíduo. O Classicismo, no domínio da política e da moral, era uma inquietação com os rumos da sociedade, um ideal de objetividade.

O escritor do Classicismo não se identifica com seus personagens, ele se posiciona fora dos ideais dos mesmos. Ele não se responsabiliza pela possíveis soluções sugeridas pelas idéias e pela ação de suas personagens. No Romantismo o escritor é o herói da narrativa, se identifica com a personalidade, as idéias e as emoções que são de seu interesse pessoal.

Os românticos sugerem que as pessoas se interessem por eles, porque eles defendem os direitos manifestos do indivíduo contra os grupos de interesses, mesquinhos e localizados, de grupos de burgueses que se autodenominavam "elite". Ora, a humanidade nunca teve, enquanto classe social, uma "elite", mas um grupo de pessoas vorazes, de políticos, investidores no mercado e de banqueiros, filhinhos de papai, enriquecidos pela demanda da produção e a ampliação dos mercados consumidores de produtos.

Esses produtores de bugigangas, dominando as demais classes sociais, pelo usufruto das conquista da tecnologia, e da disseminação da produção de suas fábricas de mercadorias. A burguesia nunca foi uma "elite" pensante. O burguês só pensa em lucro. Está fixado no objetivo de ficar rico.

O romântico é um rebelde em defesa do direito individual, contra as pretensões, por vezes infames, de um grupo que se diz detentor dos interesses da sociedade, quando é representante apenas dos lucros de seus negócios, grande parte das vezes, escusos. O romântico é o rebelde que não aceita a exploração da classe burguesa insensível aos direitos e à cidadania da maioria das pessoas, transformadas, pelo burguês, em estatísticas do senhor Mercado.

A. N. Whitehead no livro "Science and the Modern World", diz que o movimento romântico reagiu contra a prevalência das idéias científicas. Insurgiu-se contra a consciência mecanicista do mundo. Até então os poetas e romancistas, a exemplo dos astrônomos e dos matemáticos, encaravam o universo como uma máquina obediente às leis da Lógica formal, sempre suscetível de explicação racional. O Criador não teria sido mais do que um fabricante de relógio.

Segundo Luís XIV, assim como os políticos que redigiram a Constituição Norte-Americana, as mesmas leis do automatismo involuntário que regia os mecanismo das máquinas, serviam para estruturar o sistema planetário, ou regular o funcionamento de uma máquina de produção de bens de consumo. Examinavam e definiam a natureza humana com o mesmo propósito de mecanizá-la. Para que ela coubesse em suas simplificações supostamente racionais.

O poeta romântico não aceitava essas simplificações supostamente científicas. Insubordinava-se contra o mecanicismo cientificista. Afirmava a verdade superior de suas projeções e criações visionárias comparativamente às explicações do universo mecânico da ciência. Quando o criador romântico aceitava os princípios desse mecanicismo, mostrava que o mesmo era externo, impassível, indiferente ao Homem: à essência íntima, inquieta, estimulante, instigante da alma insubordinada do poeta romântico.

A sensibilidade e a vontade individual é mais importante para o poeta romântico do que as leis que regem a física newtoniana. Quem melhor exprime o conflito, o mistério, as complexidades e os paradoxos da natureza humana é a poesia, a criação literária.

O universo concebido enquanto máquina, a sociedade vista como uma organização de conceitos e números, é insuficiente para explicar a inquietação da alma individual, as interrogações e as concepções criativas do escritor, do poeta, do intelectual. Do homem de letras. Não o burocrata passivo da academia. O homem responsável pelas indagações e a criação de alternativas e respostas para elas.

Não apenas da Física e da Matemática vinham as idéias mecanicistas. Agora elas contavam com o reforço da teoria da Evolução, da Biologia. Ela reduzia o homem da estatura heróica dos românticos, à condição de animal indefeso, condescendente com a forças que o cercava.

A humanidade toda era produto acidental das forças que o cercavam, da hereditariedade e do meio ambiente. O velho Darwin, seu darwinismo social, causava euforia, entre as mentalidadezinhas acadêmicas, em busca desesperada de alguma argumentação que pudesse justificar as idéias "racionais" entre os afetados racionalistas de coquetel, a mentalidade tacanha de academia curvada definitivamente ante a argumentação incontestável de "The Origin of Species".

Os naturalistas da Literatura acreditavam ser idênticas a composição semântica de um romance e a realização de um experimento laboratorial. Forneciam às personagens um meio ambiente, uma hereditariedade específica, e pronto. A alquimia estava feita. Restava agora acompanhar o borbulhar da efervescência dos elementos químicos nas ampulhetas, a assimilação dos produtos químicos nos tubos de ensaio, a medição dos líquidos, o recolhimento dos gases, os tubos de ensaio e as provetas resolviam tudo. O mistério do universo estava solucionado.

No século XIX os escritores realistas começavam a estudar o homem em relação ao meio ambiente e à época específica. O método era classificado enquanto científico, tende a conduzir o leitor à conclusões mecanicistas. Madame Bovary de Flaubert é uma apreciação literária, estética, objetiva, de uma personalidade romântica. O horizonte da literatura não era mesmo a avaliação clássica e científica, mas a afirmação romântico-poética. Essa afirmação denominava-se, em França, Simbolismo.

O Simbolismo é antipositivista, antinaturalista e anticientificista. A estética simbolista sugere o retorno à atitude psicológica e intelectual dos românticos que se resumia no egocentrismo. Os textos de Poe são considerados os primeiros escritos do Movimento Simbolista. Ele formulou o novo programa literário que saía dos limites da tibieza romântica sem visar os efeitos naturalistas, atingia os objetivos ultra-românticos.

Poe escreveu que a indefinição é um elemento da legítima e inefável música, da expressão mais intensamente musical e poética. O efeito espiritual dessa indefinição deveria ser um dos principais objetivos do Simbolismo. Objetivo produzido também pela ulterior controvérsia entre as percepções de diversos sentidos. A miscelânea de imagens, as metáforas deliberadamente mescladas pela paixão prosaica (ou solene), que celebra a exaltação e a intensidade dos sentidos. Nem os franceses estavam habituados a um glossário tão diversificado e fértil.

O Movimento Simbolista violou as regras da versificação que, após os românticos franceses haviam permanecido intactas. A clareza e a lógica da tradição clássica, que os românticos tinham por parâmetro, não era mais pertinente. Não havia fronteira delimitada para o horizonte globalizado das influências dos simbolistas. O alexandrino clássico, base da poesia francesa, foi a pique como o Titanic, atingido pelo iceberg dos vers libre. Mallarmé estava empenhado, no dizer de Albert Thibaudet, num "experimento desinteressado nos confins da poesia, limite onde outros pulmões achariam a atmosfera irrespirável".

No momento em que a música romântica (Wagner), mais se havia aproximado da literatura, esta era atraída pela música. A poesia se afirmava através de sensações e emoções do indivíduo, mais que no Romantismo. O poeta simbolista criou a poesia mais íntima e privativa a ponto dela se tornar incomunicável ao leitor mais convencional. O simbolismo da Divina Comédia é lógico e preciso, cerimonioso e formal. Ao contrário da representação literária dos poetas e escritores simbolistas.

Simbolismo é o encantamento da imaginação através da intermediação de uma linguagem especial que não pode ser expressa pela linguagem convencional da literatura comum. Essa linguagem utiliza não uma expressão literal dos signos, mas a sugestão do significado mutante dos mesmos. Não à expressão trivial, mas metáforas desencadeadas por uma complexa suscitação de idéias, por uma miscelânea de percepções inusitadas, únicas, pessoais.

A história literária dos tempos modernos, pós, e neo-pós-modernos, é a do desenvolvimento da cultura literária inusitada do Simbolismo, da fusão e controvérsias semânticas com a escola do Naturalismo.
DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 21/04/2010


Comentários